• Matéria: Sociologia
  • Autor: ForgottenStudent0110
  • Perguntado 8 anos atrás

Gente preciso de ajuda em 3 questões de sociologia

1) De acordo com Durkheim, por que o fenômeno do suicídio é um fato que contribui para demonstrar que a sociologia é uma area de estudo relevante?

2) Para Durkheim o que seria na verdade um fenômeno religioso? Explique com exemplos

3) De dois exemplos para cada um dos três tipos de direitos (civis, politicos e sociais)

Respostas

respondido por: milenaxiiip4s674
2
1) um fato social se torna patológico quando atinge grandes dimensões e ameaçam a sociedade. O crime (que pode ser definido como a transgressão da lei), por exemplo, é considerado um fato social normal já que é um fenômeno social.

2) é um sistema de procedimentos psicológicos, que tem por base o convencimento e a comoção por meio das palavras, seja por oferendas ou sacrifícios, para um ser espiritual, ou seja, “só poderia haver religião onde há preces, sacrifícios, ritos propiciatórios, etc. Teríamos, assim, um critério muito simples que permitiria distinguir o que é religioso do que não é”

3) Os direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade privada e à igualdade perante a lei. É o direito de ir e vir e de liberdade de expressão e pensamento. O direito de não ter sua casa e seus bens violados e o de ser julgado e encarcerado apenas pela autoridade civil estabelecida pela lei vigente e após processo legal.

Os direitos políticos garantem a participação do cidadão no governo. É o direito de eleger e de ser eleito. Realizar manifestações políticas e mesmo fundar partidos políticos. Os direitos civis não garantem os direitos políticos. Até 1985 vivíamos no Brasil uma ditadura militar, tínhamos direitos civis, mas não havia direito político.

Os direitos sociais são mais passíveis de interpretação. Eles incluem o direito à educação, à saúde e a um salário justo.

Perguntas similares