Na regionalizaçao geoeconomica, quais sao os criterios utilizados para agrupar as áreas que pertencem ao Nordeste, à Amazônia e ao centro-sul?
Respostas
A regionalização geoeconômica está baseada numa combinação de aspectos naturais, humanos e principalmente econômicos, formando três complexos regionais ou macrorregiões geoeconômicas, proporcionando melhor análise do desenvolvimento econômico e estudo mais aprofundado das causas da desigualdade social no país.
Amazônia: atividades econômicas: a agropecuária; o extrativismo vegetal: borracha, castanha do Pará e madeira; mineração de ferro, ouro e manganês, principalmente na serra dos Carajás com grandes jazidas de ferro; setor industrial, como a zona industrial de Manaus. É a maior extensão territorial.
Centro-Sul: é o maior parque industrial do Brasil com economia diversificada, Possui atividades agrícolas mais modernas além de bancos, mercados de capitais, empresas transnacionais, comércios, e diversas industriais. Região mais povoada do país e que concentra a maior parte dos recursos econômicos.
Nordeste: atividades econômicas: extrativismo vegetal, agricultura, pecuária extensiva e de corte: frutas e flores através de irrigação; a extração de sal na região litorânea e presença de indústrias. É a região com maiores contrastes naturais e socioeconômicos, sendo as áreas litorâneas mais desenvolvidas economicamente, enquanto o interior enfrenta grandes problemas sociais.
Bons estudos!
Resposta:
Explicação:
O critério utilizado para a regionalização do país é agrupar em uma mesma Região os estados que apresentam semelhanças físicas, humanas, culturais e econômicas, facilitando, assim, o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, etc.