• Matéria: Geografia
  • Autor: adricyisa4640
  • Perguntado 8 anos atrás

92. (SM) Leia o trecho da reportagem a seguir: Em uma década, relação do Brasil com a África avança, mas enfrenta críticas Em 2 de novembro de 2003, Luiz Inácio Lula da Silva iniciava sua primeira visita presidencial à África, na viagem que marcou o início da mais importante aproximação do Brasil com o continente. Dez anos depois, nunca a presença brasileira na África foi tão forte. Por um lado, lideranças africanas cobram que o Brasil faça mais pelo continente e empresários brasileiros consideram que os laços econômicos poderíam ser maiores, comparados a outros emergentes. Por outro, crescem críticas e protestos contra a atuação brasileira nos países africanos. [...] Se por um lado os laços cresceram, por outro ainda falta muito para aproximar os dois lados do Oceano Atlântico. As compras do Brasil da África continuam concentradas em petróleo - 71% de toda a importação na década. Enquanto isso, três quartos do que o Brasil vendeu no período foram produtos manufaturados - proporção maior do aue a verificada nas vendas para o resto do mundo. Í...1 Já na área de cooperação Sul-Sul, o Brasil está deixando de atender pedidos dos países africanos por falta de verba. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), responsável pelo setor, teve orçamento reduzido no governo Dilma e hoje apenas executa projetos assinados em anos anteriores. Enquanto em 2010 foram iniciadas 141 iniciativas, em 2013, foram menos de 10. A cooperação é uma peça-chave do prestígio do Brasil com os países africanos. Em 2013, o diretor da ABC acompanhou Roberto Azevedo em uma peregrinação pela África em busca de votos para a OMC. Em 9 dias, eles visitaram 14 países africanos. Rossi. Amanda. Em uma década, relação do Brasil com a África avança, mas enfrenta criticas. O Eslado de 5. Paulo, 29 out. 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2013. Com base no texto e em seus conhecimentos, podemos afirmar que as relações entre Brasil e África: a) são frágeis, profundamente dependentes das ações do governo brasileiro, mediante o fracasso dos governos africanos. b) estão crescendo, mas dependem apenas das compras brasileiras de petróleo e das nossas vendas de produtos industrializados. c) são cada vez mais fortalecidas pela crescente industrialização africana, que demanda nossos produtos agrícolas e nossa mão de obra qualificada. d) estão em decadência diante da intransigência do governo brasileiro, que insiste em impor as medidas de cooperação Sul-Sul, especialmente a partir do governo Dilma. e) cresceram na última década em função da presença marcante do Brasil no continente, mas estagnou-se por falta de novos investimentos do país na África.

Respostas

respondido por: brendaisis
0
Olá, bom dia!

Com base no enunciado e na pergunta anteriormente realizada, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra e) cresceram na última década em função da presença marcante do Brasil no continente, mas estagnou-se por falta de novos investimentos do país na África.

Isto é, embora a cooperação e ajuda mútua, além da firmação do acordo entre as duas regiões, houve intensos questionamentos e críticas por meio do Governo africano às políticas brasileiras, pois percebeu-se que o Brasil começou a diminuir e até mesmo estagnar os investimentos realizados no continente.
Perguntas similares