• Matéria: Ed. Física
  • Autor: jheeey
  • Perguntado 8 anos atrás

Ao realizar o plano de ensino atenta ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e seu Plano Especial de Ação (PEA), sendo que ambos discutiriam durante o ano questões referentes aos “Direitos Humanos”, escolhi como objeto de estudo da Educação Física as brincadeiras. O projeto teve como objetivo específico apresentar questões que permeiam os Direitos Humanos e ampliar, discutir, aprofundar, ressignificar e produzir as diversas brincadeiras presentes no Brasil, Peru e Bolívia. As cidades citadas do Brasil foram o nosso ponto de partida. Como pano de fundo, estavam os seguintes direitos universais: não descriminar, direito a uma nacionalidade, direito à diversão e direito à Educação (NASCIMENTO, 2015, p.1) A partir daquilo que estudamos e analisando o relato acima, pode-se concluir que:
a. Os marcadores sociais estão presentes também na Escola e cabe ao professor, em sua ação didática, ir confrontando algumas falas preconceituosas e as contrapondo a outras, de modo que eles tenham outros entendimentos em relação à manifestação que está sendo estudada.
b. A avaliação e os registros são formas de rever os caminhos percorridos e possibilitar aos alunos outros entendimentos do tema que está sendo estudado. c. Ao promover o mapeamento e as leituras das manifestações da cultural corporal (danças, lutas, esportes, brincadeiras e ginásticas), constitui-se numa ação didática fundamental para colocar o currículo cultural em ação.
d. Conhecer a proposta curricular ou as orientações pedagógicas do local onde irá trabalhar e conhecer o PPP da Escola, atrelando os projetos da instituição com o seu planejamento.
e. Aprofundar significa identificar, reconhecer e analisar o tema que está sendo estudado, de modo a possibilitar aos alunos outros olhares e outras leituras. A ampliação leva os alunos a entender e analisar outros discursos até então não estudados.

Respostas

respondido por: WilkyCockles
1
Segundo o que analisei, todas as respostas estão corretas; pois acabam por explicar o que o texto está mencionando e propondo formas de inclusão social mas, de forma implícita; ou seja, o profissional da área de educação física é que terá que pensar nas propostas que serão realizadas.

Jordan79: não ajudou o seu ponto de vista.
respondido por: hugofilho6
16

resposta certa:

Conhecer a proposta curricular ou as orientações pedagógicas do local onde irá trabalhar e conhecer o PPP da Escola, atrelando os projetos da instituição com o seu planejamento

Perguntas similares