• Matéria: História
  • Autor: rgustavoribeirp69i40
  • Perguntado 8 anos atrás

Preciso urgente, 5 estrelas a todos que responderem

Explique os principais elementos sociais, culturais, econômicos e políticos do sistema feudal.

Explique os aspectos econômicos, políticos, sociais e religiosos das Cruzadas.

Explique o que foram as Cruzadas Ibéricas.

Podemos afirmar que o poder no período feudal era descentralizado?

Explique por que o comércio durante a Idade Média ficou enfraquecido.

Explique o funcionamento da relação de suserania e vassalagem.

Respostas

respondido por: laiusjocasta
4
a) o modo de produção feudal é baseado na relação existente os senhores feudais e os servos. Estes últimos sustentavam, com a produção nas terras cedidas pelo senhor feudal, a nobreza e o clero. Lembra-se que os servos não eram proprietários da terra, apenas trabalhavam nelas para a produção. Essa relação de suserania e vassalagem, em que o primeiro cede as terras e o segundo produz, serve para mostrar o quão estava desfragmentado o poder. Existia um rei, mas que era apenas uma posição simbólica, quem determinava todo o funcionamento das relações era o senhor feudal. O maior símbolo de poder do período medieval era a Igreja Católica. Detentora de vastas extensões de terras, tb ditava o comportamento, as artes e a ciência do período. Toda a sociedade era teocêntrica ( Deus como o centro de todas as coisas). 
b) As cruzadas tinham por objetivo: libertar a cidade de Jerusalém das mãos dos muçulmanos e convertê-los à fé cristã. Economicamente representou para os cruzados e seus reinos, ganhos exponenciais pois se realizavam contatos, conheciam-se novos produtos e se estabeleciam novos entrepostos de comércio. Politicamente: com uma sociedade centrada no lado religioso, ter representantes nas cruzadas convocadas pela igreja só mostrava o quanto era poderosa e que podia influenciar nas relações com os senhores feudais. 
c) invasões mouras (muçulmanas ) ocorreram no sul da península ibérica. Como informado anteriormente as cruzadas, além de buscarem a libertação de Jerusalém , se propunham a conversão dos infiéis. Cidades como Cádiz ( sul da Espanha) ainda apesenta arquitetura mourisca desde essa época .
d) Havia um monarca, porém este era apenas  uma figura simbólica, quem de fato ordenava as relações sociais eram os senhores feudais (além da igreja).
e) cada feudo era independente economicamente, com um sistema monetário e de pesos e medidas diferentes uns dos outros. O comércio se dava essencialmente por e através do senhor feudal e dentro do espaço delimitado do burgo. Claro que haviam relações comerciais, mas estas não eram tão grandes ou tão fortes quanto antes do feudalismo. 
f) Suserano= aquele que cede terras, vassalo= aquele que recebe terras. Ambos estavam ligados pela força da palavra. A relação de ambos era quase que uma irmandade, em que se em algum momento um precisasse entrar em combate ou tivesse terras invadidas, deveria ser socorrido pelo outro.    

rgustavoribeirp69i40: Nossa muito obrigado mesmo..
respondido por: octaviomaltap6bdxw
0
Gustavo,vc por aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

rgustavoribeirp69i40: kkkkk eai, vao matar noiz se descobriem kkk, vou ate trocar de nome
Perguntas similares