• Matéria: Português
  • Autor: manolo1000
  • Perguntado 8 anos atrás

O mito de que “português é muito difícil” tem sua origem também na confusão, gerada no ambiente escolar, entre a língua propriamente dita e a codificação tradicional da língua, isto é, a gramática normativa. Para muita gente, “saber português” é saber o que é uma oração subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo ou saber distinguir um complemento nominal de um adjunto adnominal. É lamentável, para dizer o mínimo, que a imagem da língua tenha sido empobrecida desse jeito, reduzida a uma nomenclatura profusa e confusa e a exercícios mecânicos de análise sintática e morfológica, práticas que se revelam, ao fim e ao cabo, inúteis e irrelevantes para de fato levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Considerando o texto lido, podemos dizer que uma pessoa sabe uma língua – e não só a Língua Portuguesa – se ela conhece suas regras básicas de funcionamento, e se é capaz de:


JuarezJr: Coloca as opções, colega!
manolo1000: a. compreender diferentes estruturas, estilos e sutilezas da linguagem escrita.
b. aplicar os conhecimentos dos gêneros discursivos em diversos níveis de fala.
c. expressar-se de maneira adequada nas diversas situações de comunicação.
d. corrigir certas pronúncias consideradas incorretas na língua falada.
e. aplicar as normas gramaticais, conforme a tradição escolarizada da língua.
Anônimo: expressar-se de maneira adequada nas diversas situações de comunicação. corrigida pelo ava

Respostas

respondido por: BrenoPinto
101

Resposta:

expressar-se de maneira adequada nas diversas situações de comunicação.

Explicação:

Corrigido pelo AVA e DNM

respondido por: torres320
31

Em relação às línguas, pode-se afirmar que,se uma pessoa conhece a suas regras básicas e seu funcionamento, será capaz de escolher a maneira mais adequada de se expressar de acordo com a situação comunicativa em que se encontra.

Você não indicou as opções. Procurei e não encontrei as alternativas. Apesar disso, acredito que conseguirei te ajudar por te relembrar alguns pontos.

Em primeiro lugar, segundo o texto, saber português não é sinônimo de decorar pontos da gramática. Na verdade, inclui conhecer o funcionamento dela e não simplesmente a função de cada termo gramatical.

Quando se sabe a função, o uso adequado da língua a cada contexto será utilizado e a expressão será de acordo com a situação de comunicação.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/25617416

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares