Respostas
A Conjuração Baiana, também denominada como Revolta dos Alfaiates (uma vez que alguns participantes da trama exerciam este ofício) e recentemente também chamada de Revolta dos Búzios, foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no final do século XVIII (1798-1799), na então Capitania da Bahia, na colônia brasileira. Diferentemente da Inconfidência Mineira(1789-1792), foi difundida pela historiografia tradicional enquanto sendo um movimento de caráter popular em que defendiam a independência e o fim da escravidão, um governo republicano, democrático, com liberdades plenas, o livre-comércio e abertura dos portos como principais pontos.
Começou em 1798, em Salvador, na Bahia, causado pela crise econômica resultante da transferência da capital da Colônia - de Salvador para o Rio de Janeiro; altos impostos; escassez de alimentos.
Tendo como objetivos o estabelecimento de um governo republicano; abolição da escravatura; fim da discriminação racial.
Seus integrantes foram: comerciantes, escravizados, artesãos, membros de baixa patente dos Corpos de Ordenanças e afrodescendentes livres.
Seu desfecho se teve com a ajuda de delatores, as investigações levaram à prisão dos principais envolvidos. Muitos foram condenados à prisão; outros, ao degredo para a África; alguns, todos afro-brasileiros, à pena de morte.