“Para justificar o tráfico negreiro, os europeus utilizavam o argumento de que os africanos eram povos atrasados, bárbaros, primitivos e incultos, defendendo o escravismo como instrumento de salvação dos infiéis africanos. Assim, a escravidão se configuraria como uma forma de levar aos africanos os bens da civilização cristã. Um pensamento que contava inclusive, com apoio da Igreja Católica.”
Lendo o texto assinale a alternativa que indica como foi a relação das manifestações afro-brasileiras e a sociedade branca colonial.
Escolha uma:
a. Não eram bem aceitas pela sociedade branca mais abrangente. A matriz cultural europeia era muito mais valorizada que as manifestações culturais afro-brasileiras.
b. Elas eram muito valorizadas porque embora os negros fossem considerados inferiores as suas manifestações culturais eram muito admiradas.
c. As manifestações afro-brasileiras foram muito bem aceitas pelas elites brancas, tanto é que foi fundada uma guarda Chamada “Guarda Negra” com capoeiristas.
d. Não foram bem recebidas porque os negros não permitiam a presença de brancos nas apresentações culturais afro-brasileiras.
e. Foram bem aceitas quando eram adaptadas à cultura europeia e quando não era adaptada era considerada selvagem e não eram aceitas.
Respostas
respondido por:
121
Correto: Não eram bem aceitas pela sociedade branca mais abrangente. A matriz cultural europeia era muito mais valorizada que as manifestações culturais afro-brasileiras.
respondido por:
28
É correta a alternativa A.
Mesmo com o fim da escravidão, tudo aquilo que era associada com a realidade dos escravos foi rejeitado e demonizado, o que incluía a música (o samba, por exemplo), os esportes (capoeira, que chegou a ser proibida) e as manifestações religiosas.
Só o que era realmente associado com a Europa era tido como "civilizado" e "culturalmente viável", de modo que, até hoje, podemos ver consequências desta forma enviesada de enxergar as manifestações culturais em nossa sociedade.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás