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Para ele, a filosofia deve ser dividida em três partes: Uma lógica que permitisse distinguir quais as formas de conhecimento verdadeiro, uma física que mostrasse a verdadeira estrutura da realidade na qual se insere o homem e uma ética, a terceira parte da filosofia e seu objetivo último, que constituísse a chave para abrir as portas da felicidade.
Toda sua ética representa um esforço para libertar a alma humana de equívocos ou de crenças aterrorizadoras e alcançar a verdadeira felicidade, que consistiria na serenidade de espírito pelo domínio de si mesmo.
A teoria do conhecimento dos epicuristas (que eles chamavam de canônica) é o empirismo, ou seja, a redução de toda a origem do conhecimento à experiência sensível. A canônica trata dos critérios e dos princípios da verdade e não é nem uma dialética platônica e nem uma teoria do conceito e da argumentação aristotélica, mas é um meio de aproximação da realidade pela sensação, antecipação e afecção.
As afecções ocorrem de duas maneiras: o prazer, que é segundo a natureza, e a dor que é oposta à natureza. O prazer para ele é basicamente um prazer corpóreo, mas os homens devem buscar aquele que não é o da pura satisfação física imediata e mutável, deve ser aquele que norteie a conduta humana, "o prazer do repouso".
Toda sua ética representa um esforço para libertar a alma humana de equívocos ou de crenças aterrorizadoras e alcançar a verdadeira felicidade, que consistiria na serenidade de espírito pelo domínio de si mesmo.
A teoria do conhecimento dos epicuristas (que eles chamavam de canônica) é o empirismo, ou seja, a redução de toda a origem do conhecimento à experiência sensível. A canônica trata dos critérios e dos princípios da verdade e não é nem uma dialética platônica e nem uma teoria do conceito e da argumentação aristotélica, mas é um meio de aproximação da realidade pela sensação, antecipação e afecção.
As afecções ocorrem de duas maneiras: o prazer, que é segundo a natureza, e a dor que é oposta à natureza. O prazer para ele é basicamente um prazer corpóreo, mas os homens devem buscar aquele que não é o da pura satisfação física imediata e mutável, deve ser aquele que norteie a conduta humana, "o prazer do repouso".
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