Em meados do século XVI a Espanha criou uma complexa estrutura burocrático-administrativa para exercer o controle absoluto sobre as colônias, tirando dos adelantados o poder de governar os territórios conquistados. Com base em suas leituras sobre o processo de colonização espanhola na América, responda as seguintes questões:
a) Aponte as principais características (políticas, econômicas e sociais) da colonização espanhola na América: a relação com a metrópole, sua estrutura administrativa, as relações de trabalho, as fontes de lucro e a estruturação da sociedade colonial.
b) Justifique, em no mínimo 8 linhas, quais os interesses da monarquia espanhola em criar organismos específicos para a administração das colônias na América.
renan0256983:
pera ja respondo
Respostas
respondido por:
9
A)A exploração mineradora foi a atividade econômica mais importante na América Espanhola, na verdade foi a responsável pela colonização efetiva das terras de Espanha, apesar de já haver ocupação anterior, no Caribe e América Central. O ouro na região do México e a prata na região do Peru, foram responsáveis pelo desenvolvimento de uma clara política de exploração por parte da metrópole, que passou a exercer um controle mais rígido sobre seus domínios.A exploração do trabalho indígena constituiu-se na base da exploração da América, e utilizou-se de duas formas diferentes: a encomienda e a mita. É importante lembrar-mos que o colonialismo e o escravismo foram características da política econômica mercantilista. A sociedade colonial era rigidamente estratificada, privilegiando a elite de nascimento, homens brancos, nascidos na Espanha ou América:
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás