Respostas
A economia da Núbia era baseada na exploração de recursos minerais diversos - tinham amplas redes de mineração - e na prática da agricultura.
Os Núbios, que foram "vizinhos" dos egípcios, tendo com esta relação uma história longa e antiga - dominaram-os por vezes, foram dominados em outras, e desenvolveram uma cultura com muitos elementos em comum - baseavam a sua economia, portanto, no comércio de recursos naturais, que complementavam com a agricultura que conseguiram desenvolver nas poucas terras férteis.
Há relações culturais, econômicas, históricas e militares entre egípcios e núbios, tendo havido momentos de conflito, colaboração, influência e domínio entre ambos os povos.
Economicamente ambos os reinos tinham a mesma base - a agricultura - e dominavam diferentes partes da mesma região - os vales férteis do Nilo. As trocas comerciais e culturais entre os vizinhos era constante, o que pode ser percebido, por exemplo, na prática de pirâmides funerárias nas duas culturas.
A relação, contudo, frequentemente suscitava conflitos, tendo o Egito dominado a Núbia no auge de sua extensão política e militar e a Núbia, em outra ocasião, dominado o Egito, sendo de origem Núbia a 23ª Dinastia de Faraós egípcios.