• Matéria: Matemática
  • Autor: CarlosRoberto100
  • Perguntado 8 anos atrás

(Olimpíada de matemática) Há três cartas viradas sobre uma mesa. Sabe-se que em cada uma delas está escrito um número inteiro positivo. São dadas a Carlos, Samuel e Tomás as seguintes informações:

I) todos os números escritos nas cartas são diferentes.

II) a soma dos números dá 13.

III) os números estão em ordem crescente da esquerda à direita.

Primeiro Carlos olha o número da carta da esquerda e diz: "Não tenho informações suficientes para determinar os outros dois números". Em seguida, Tomás olha o número na carta da direita e diz: "Não tenho informações suficientes para determinar os dois outros números". Por fim, Samuel olha a carta do meio e diz "Não tenho informações suficientes para determinar os dois outros números". Sabendo que cada um deles sabe que os outros dois são inteligentes e escuta os comentários dos outros, qual é o numero da carta do meio??
Já tentei de tudo, mas tá impossível, alguém sabe??

Respostas

respondido por: allinemendes
4
Dentro fatos impostos pelas condições i) ii) e iii), temos as seguintes combinações possíveis: 

1 2 10 

1 3 9 

1 4 8 

1 5 7 

2 3 8 

3 4 6 

Os números acima estão na ordem das cartas. Virando-se a carta da esquerda, para que possa haver mais de uma possibilidade de se arranjar os números de forma que satisfaçam a todas as condições impostas, o número deve ser 1. 

Nas demais combinações, é possível determinar qual a combinação. Olhando-se para a carta da direita, a única forma de haver mais de uma combinação possível é tirando-se o número 8. 
Então, a combinação das cartas é a seguinte: 

1 4 8, o número do meio ó o 4, 
respondido por: Anônimo
7
Primeiramente vamos fazer algumas considerações iniciais, vamos representar a primeira carta pela letra x, a segunda pela letra y e a terceira pela letra z. Sendo x, y e z os números das cartas da esquerda, do meio e da direita, respectivamente. Temos que x \ \textless \  y \ \textless \  z , já que as cartas não só são distintas, como a ordem das mesmas é crescente, e também temos que x + y + z = 13. A primeira ideia interessante a ser notada nesse problema embora de certa forma um pouco obvia é que x + x + x\ \textless \  x+y+z e isso indica que o valor máximo que x poderia assumir é 4. No entanto x  \neq 4, pois se por um momento considerássemos que x = 4, os menores valores possíveis que y e z poderiam assumir seriam respectivamente 5 e 6, o que iria desrespeitar a condição da soma igual a 13. Se x = 3, se concluiria que y = 4 z = 6, o que dado as proposições se mostra falso. Então temos que x = 1 ou x = 2 e portanto, y + z  \geq 11. Sabemos que 2 \ \textless \  y \ \textless \  z, portanto conclui-se que 6 \leq z \leq 9. Se z = 6, Tomás concluiria que y = 5x = 2, e isso desrespeitaria novamente as proposições dadas, portanto z  \neq  6. Se z = 9, Tomás concluiria que x = 1y = 3. Assim, temos 2 possibilidades que são: z = 7 ou z = 8.
Neste momento, poderia se achar todas as possíveis soluções. Se x = 1z = 7, teríamos y = 5. Caso x = 1z = 8, teríamos y = 4. Caso x = 2 z = 7, teriamos y = 4. E por último caso x = 2 z = 8, teríamos y = 3. Veja então que se y = 3, iria-se concluir que x = 2z = 8, e que se y = 5, concluiria-se que x = 1 e z = 7. Logo a carta do meio só pode ser a carta entre 3 e 5. Logo a carta do meio é a número 4.

Espero ter ajudado, se não tiver entendido algo na resolução só falar.

CarlosRoberto100: Muito obrigado mano. Uma pergunta você sabe física também?
Anônimo: Depende do conteúdo...
Perguntas similares