Respostas
RENÉ DESCARTES
Acreditava na base do racionalismo como a única fonte de conhecimento. Afirmava que existe uma verdade absoluta e incontestável. Para atingi-la desenvolveu o método da dúvida, que consistia em questionar todas as ideias e teorias preexistentes.
O filósofo apresenta quatro regras para se chegar ao conhecimento: Nada é verdadeiro até ser reconhecido como tal; os problemas precisam ser analisados e resolvidos sistematicamente; as considerações devem partir do mais simples para o mais complexo; o processo deve ser revisto do começo ao fim para que nada importante seja omitido.
Descartes acreditava que a única verdade possível era sua capacidade de duvidar, reflexo de sua capacidade de pensar "Penso, logo existo".Portanto a verdade absoluta estaria sintetizada na fórmula “eu penso”, a partir da qual concluiu sua própria existência.
JOHN LOCKE
Locke afirmava que o ser humano nasce com a capacidade de raciocinar, direito à liberdade e auto-interesse. Assim está ele no estado de natureza, em que nenhum homem possui mais do que o outro - não existe subordinação. No entanto, constatando a ausência de um juiz imparcial e com plenos poderes, cada um envoca-o em si quando de sua necessidade. Sendo assim, para o filósofo todos temos o direito de castigar o seu ofensor e até matá-lo - mesmo que por precaução.