Respostas
Neste livro, ficamos a saber como se desenvolveu a língua portuguesa: a sua origem na Galiza e no Noroeste português; o seu florescimento no século XIII como instrumento literário; a afirmação no século XV de um novo padrão com base nos dialectos do Centro-Sul de Portugal; a sua expansão com os Descobrimentos; e a consequente diversidade que hoje caracteriza o português falado na África, na América do Sul e na Europa. Trata-se de uma obra que procura facilitar a apreensão dos termos, dos factos e das interpretações sobre a história do português, com mapas, esquemas, destaques, um pequeno glossário e sugestões de leitura. Assim se explica ao leitor que, a respeito de uma língua, nem o efeito do tempo é decadência, nem o resultado inevitável da variação no espaço é perda de unidade linguística.
Resposta:
Explicação:
Resumo. O Essencial sobre a História do Português tem por objectivo descrever a formação histórica da língua portuguesa: das origens latinas aos primeiros textos escritos em Português, do Português Antigo à elaboração do Português Clássico e Moderno.
Para o presente estudo, considerar-se-ão os seguintes pontos relevantes:
O contexto histórico de Roma;
A origem latina do português;
A expansão da língua portuguesa;
A transição do português arcaico para o contemporâneo;
A chegada e a fixação do português no Brasil
A língua constitui um sistema vivo de comunicação que privilegia a mútua compreensão e entendimento de um determinado povo. Ao adentrar-se no estudo de uma língua, estudam-se os fatos do contexto histórico, bem como os acontecimentos que promoveram, direta ou indiretamente, sua origem. No que diz respeito à história da língua portuguesa, faz-se necessária uma busca histórico-geográfica, desde sua origem até sua implantação no Brasil.