• Matéria: Filosofia
  • Autor: Ballthazar
  • Perguntado 8 anos atrás


Deveria sem cessar bendizer o instante feliz que dela o arrancou para sempre e fez, de um animal estúpido e limitado, um ser inteligente e um homem". (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores). p. 36).

Com base no texto, seguem as seguintes afirmativas:

I. A mudança significativa que ocorre para o homem, na passagem do estado natural para o estado civil, é a de que o homem passa a conduzir-se pelos instintos, como um "animal estúpido e limitado".

II. A conduta do homem, no estado natural, é baseada na justiça e na moralidade e em conformidade com princípios fundados na razão.

III. Ao ingressar no estado civil, na sua conduta, o homem substitui a justiça pelo instinto e apetite, orientando-se, apenas, pelas suas inclinações e não pela "voz do dever" e sem "ouvir a razão".

IV. Com a passagem do estado de natureza para o estado civil, o homem passa a agir baseado em princípios da justiça e da moralidade, orientando-se antes pela razão do que pelas inclinações.

V. Com a passagem do estado de natureza para o estado civil, o homem obtém vantagens que o faz um "ser inteligente e um homem", obtendo, assim a "liberdade civil", submetendo-se, apenas, "à lei que prescrevemos a nós mesmos".

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)

Apenas I e II estão corretas.

b)

Apenas II e III estão corretas.

c)

Apenas I e V estão corretas.

d)

Apenas IV e V estão corretas.

e)

Apenas II e V estão corretas.

Respostas

respondido por: feeo
11
Letra D- apenas IV e V estão corretas.

Anônimo: correto!
Perguntas similares