• Matéria: História
  • Autor: enzoandreip60rv4
  • Perguntado 8 anos atrás

Prescizo de um resumo da PIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Roteiro do texto
a)Periodo em que aconteceu
b)Quem estava envolvido
c)As fases da guerra
d)Tecnoligias usadas
e)Resultados ao final da guerra
f)Tratado de Versalher
g)Situaçao do Alemães pos a guerra
PFV ME AJUDEM OBRIGADO!!!

Respostas

respondido por: EdsonFreiman
1
A Grande Guerra se iniciou no dia 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918.
Foi travada pelos Aliados (Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais, o Império alemão e a Áustria-Hungria. 
A Guerra teve início com o assassinato ao então arquiduque austríaco Francisco Fernando pelo grupo iugoslavista Jovem Bósnia.
A Áustria-Hungria invadiu e lutou contra o exército sérvio na Batalha de Cer e na Batalha de Kolubara em 12 de agosto. Durante as próximas duas semanas, os ataques austro-húngaros tiveram grandes perdas, que marcaram as primeiras vitórias aliadas da guerra e derrubaram as esperanças austro-húngaras de uma vitória rápida. Como resultado, a Austro-Hungria teve que manter forças consideráveis ​​na frente sérvia, enfraquecendo seus esforços contra a Rússia. A derrota sérvia da invasão austro-húngara de 1914 está entre as maiores vitórias do século XX.
Os aviões foram fator importantíssimo para o desfecho da Primeira Guerra, antes usados para vôos experimentais, nesse momento foi utilizado para ataques aéreos com metralhadoras acopladas na carcaça da aeronave. Um dos mais famosos pilotos foi o piloto alemão Manfred von Richthofen, mais conhecido como Barão Vermelho.
A Guerra se estendeu além das fronteiras da Europa, indo até o norte da África.
Nenhuma outra guerra mudou o mapa da Europa de forma tão dramática. Quatro impérios desapareceram após o fim do conflito: o Alemão, o Austro-Húngaro, o Otomano e o Russo. Quatro dinastias, juntamente com as aristocracias que as apoiavam, caíram após a guerra: os Hohenzollern, os Habsburgos, os Romanov e os Otomanos. Países como a Bélgica e a Sérvia passaram por destruições severas, assim como a França, que perdeu 1,4 milhão de soldados, sem contar as vítimas civis. A Alemanha e Rússia foram igualmente afetadas. A guerra teve consequências econômicas profundas. Dos sessenta milhões de soldados europeus que foram mobilizados entre os anos de 1914 e 1918, oito milhões foram mortos, sete milhões foram incapacitados de maneira permanente e quinze milhões ficaram gravemente feridos. Morreram 6 milhões de civis durante a guerra. A Alemanha perdeu 15,1% de sua população masculina ativa, a Áustria-Hungria perdeu 17,1% e a França perdeu 10,5%. Na Alemanha, as mortes de civis foram 474 mil superiores do que em tempo de paz, em grande parte devido à escassez de alimentos e desnutrição que enfraqueceu a resistência à doenças. As cláusulas da rendição do Império Alemão também impuseram um acréscimo na dívida do páís como indenização de guerra. Até o final da guerra, a fome matou cerca de cem mil pessoas no Líbano. As estimativas mais confiáveis sobre o número de vítimas da fome russa de 1921, apontam a morte de entre 5 e 10 milhões de pessoas. Por volta de 1922, havia entre 4,5 milhões e 7 milhões de crianças de rua na Rússia, como resultado de quase uma década de devastações causadas pela Primeira Guerra Mundial, pela Guerra Civil Russa e pela crise de fome subsequente, entre 1920 e 1922. Muitos russos antissoviéticos fugiram do país após a Revolução Russa de 1917; na década 1930, a cidade chinesa de Harbin, no norte do país, recebeu cem mil russos. Outros milhares emigraram para a França, Reino Unido e Estados Unidos. Os Estados Unidos enfrentaram um surto de inflação causado pelo aumento de gastos públicos que começaram com a entrada na guerra e se encerrou apenas em 1919.
O Tratado de Versalhes foi um tratado de paz assinado em 1919 pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial, sendo que a Alemanha o classificou como diktat (imposição). Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.
Perguntas similares