• Matéria: Português
  • Autor: JoaoVitor21Santos
  • Perguntado 8 anos atrás


Sobre a obra que inaugura a fase madura de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, assinale a única alternativa que faz uma análise inadequada.


a) O narrador combina vários tipos humanos e temas, pois sua condição de morto – talvez um morto não redimido moralmente –, abre possibilidades quase infinitas de conversa, uma vez que não é essencialmente do passado que ele fala, mas do significado do tempo e da vida.

b) Em sua conversa com o leitor, Brás Cubas não faz uma reflexão democrática nem interroga a si mesmo sobre o significado do tempo e da vida.

c) O narrador, Brás Cubas, deixa evidenciada sua visão niilista ao não demonstrar arrependimento de nada do que viveu, uma vez que não se vê na sua “vida após a morte” absolutamente nada de especial: não há “céu”, nem “inferno”, nem “anjos” nem “demônios”.

d) O caráter cínico, cruel, sádico e pessimista do narrador se contrabalança com a distinção e polidez de sua escrita.

e) O narrador demonstra não se importar absolutamente em dizer o que quer que seja; não faz o tipo “educado” para agradar ninguém e usa, muitas vezes, uma forma rude para aludir ao caráter hipócrita, prevaricador e cínico de sua sociedade, não poupando nem mesmo ele próprio.

Respostas

respondido por: LariTheBest
2
a resposta é a letra e
Perguntas similares