Respostas
Os níveis de energia do átomo ou camadas eletrônicas como também são conhecidas, dizem respeito as camadas ocupadas pelos elétrons que giram em torno do núcleo do átomo. Cada um desses níveis pode ser determinado por um número, de 1 a 7 ou por letras maiúsculas, representadas no alfabeto pelas letras de K a Q.
Quem propôs que os elétrons giravam em torno do núcleo em níveis de energia, foi o físico dinamarquês Niels Bohr em 1913. Bohr, propôs este modelo baseando-se na teoria quântica de radiação de Max Planck de 1900. No modelo de Bohr os elétrons, ao circundarem o núcleo do átomo, girariam em órbitas estacionárias as quais ele denominou de níveis de energia. Nestes níveis os elétrons não absorveriam nem emitiriam energia.
Desta forma, caso absorvessem alguma energia na forma de luz ou de calor, os elétrons se afastariam para níveis de energia mais externos e, quando retornassem, emitiriam esta energia. De acordo a teoria quântica a energia que envolve a mudança de camada do elétrons é quantizada, ou seja, ela sempre ocorre em valores inteiros, jamais divisíveis. A estes valores damos o nome de “quanta” (no plural) ou “quantum” (no singular).
Resposta:
k e n/o
Explicação:
K pq é a primeira camada (+ perto do núcleo) e tem o nível energético =2
n/o pq são a quarta e quinta camada e tem o nível energético =32 (depois disso volta pro 18)
obs: se tiver 7 camadas e a ultima estiver totalmente preenchida ela também vai entrar na que tem menor nível energético