bserve atentamente a figura que segue:
Figura 1 – Tempo é dinheiro.
tempo dinheiro
Na figura apresentada, a balança demonstra de maneira metafórica a ligação de causa e efeito entre o Tempo e as atividades produtivas, de forma que o primeiro seria fundamental para que se obtenha um bom resultado econômico.
A modalidade de Tempo apresentada e sua relação com a sociedade está corretamente pode ser definida como:
Escolha uma:
a.
O Tempo Histórico enquanto diversidade e multiplicidade de eventos e interpretações permite ao historiador fenomenológico realizar análises mais completas e complexas da sociedade.
b.
O Tempo Geológico passa a representar importante fonte econômica ao possibilitar análises de processos naturais e evitar impactos negativos resultantes das atividades tectônicas.
c.
O Tempo Cronológico ganha importância com as revoluções industriais, ao afastar a produção social dos limites naturais, sendo cada vez mais veloz e vazio de significados ambientais e culturais não produtivos.
d.
O Tempo Natural está cada vez mais valorizado em função da ascensão dos movimentos e do pensamento ambientalista, os quais valorizam a dinâmica natural.
e.
O Tempo Cronológico suplanta o Tempo Histórico em si, pois a visão meramente delimitadora do Tempo se tornou mais moderna e completa na historiografia
Entendendo como indispensável uma consciência da multiplicidade do tempo social para uma metodologia da História, Braudel deposita fôlego em uma reflexão acerca do tempo da história, oferecendo-nos uma noção das dimensões temporais, as quais, segundo ele, distinguem-se entre si, a partir de três ordens de durações: [...] Ao definir a história como dialética da duração, Braudel não só enfatiza a pluralidade temporal da história, como alerta os historiadores para um dado extremamente importante: os fatos históricos têm uma duração variável.
Analise as afirmações acerca as diferentes durações de Tempo para Braudel:
I. O Tempo de Curta duração é relativo aos fatos, aos acontecimentos;
II. O Tempo Médio indica fatos e construções estruturais à sociedade;
III. O Tempo de Longa duração refere-se à conjuntura, situações sociais.
Ao ler atentamente o texto de NASCIMENTO e associa-lo às definições de Tempo Histórico de Braudel, pode-se afirmar que estão corretas:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa II.
b. Apenas a alternativa III.
c. Apenas as alternativas I e III.
d. Apenas as alternativas I e II.
e. Apenas a alternativa I.
Leia atentamente ao excerto de texto que segue:
A fase do desenvolvimento da regulação monopolista é aquela em que a renda salarial inclui a remuneração direta e o salário direto. O conjunto dos sistemas de proteção social constituem uma sustentação da demanda efetiva. O círculo virtuoso do modelo fordista de desenvolvimento é bem conhecido e relaciona produção e consumo de massa, partilha dinâmica dos ganhos de produtividade... Parece que a pobreza pré-fordista desapareceu, ou pelo menos os momentos conjunturais do ciclo que acarretavam uma diminuição dos ganhos salariais e os fenômenos da pauperização que acompanharam a Regulação concorrencial e sua crise. Assistimos, ao contrário, a um desenvolvimento do capitalismo baseado na melhoria do poder de compra da renda salarial.
O autor do texto discorre sobre a reestruturação produtiva que acarretou a segunda revolução industrial, mais conhecida como fordismo. De acordo com a narrativa, percebe-se que a visão de Tempo Histórico apresentada o concebe como:
Escolha uma:
a.
Um processo múltiplo e diversificado, no qual a visão de evolução não é progressiva, sendo que essa análise fenomenológica pressupõe uma análise que rompa com o estruturalismo, estudando aspectos diversos da sociedade.
b.
Uma análise rigidamente cronológica, pautada na datação e classificação dos eventos acima de qualquer outro objetivo, tomando o processo histórico como um sistema ordeiro fundamentado no progresso.
c.
Um processo estrutural evolutivo, típico do materialismo histórico e dialético, que vê o processo histórico como uma sucessiva evolução de modos de produção que culminará num futuro pré-concebido.
d.
Uma delimitação de eventos que devem ser analisados isoladamente para resultar numa visão imparcial do historiador, prática fundamental ao método rígido positivista.
e.
Uma sucessão de fatos, eventos e processos de ordem natural, na qual a sociedade, obedecendo seus princípios evolutivos ambientais se encaminhará para a construção de um espaço de harmonia organizacional.
Respostas
respondido por:
7
Apenas I - I. O Tempo de Curta duração é relativo aos fatos, aos acontecimentos;
C - Um processo estrutural evolutivo, típico do materialismo histórico e dialético, que vê o processo histórico como uma sucessiva evolução de modos de produção que culminará num futuro pré-concebido.
C - Um processo estrutural evolutivo, típico do materialismo histórico e dialético, que vê o processo histórico como uma sucessiva evolução de modos de produção que culminará num futuro pré-concebido.
respondido por:
9
O Tempo Cronológico ganha importância com as revoluções industriais, ao afastar a produção social dos limites naturais, sendo cada vez mais veloz e vazio de significados ambientais e culturais não produtivos. resposts da primeira
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás