Entre os séculos VII e IX, os árabes realizaram uma grande expansão territorial principalmente no norte da África, na Península Ibérica e em muitas regiões do Oriente. Sobre essa expansão, é correto afirmar que:
a) os árabes eram intolerantes, obrigando os povos das regiões conquistadas a assimilarem seus conhecimentos e crenças religiosas.
b) foi motivada apenas por interesses religiosos, com o objetivo de impor as normas do “Corão” às regiões conquistadas.
c) os cristãos aceitaram pacificamente o avanço territorial árabe, entregando inclusive a Península Ibérica aos califas abássidas.
d) os árabes consideravam a expansão uma guerra santa, pois difundiam a mensagem de Alá entre os povos conquistados.
e) as lutas constantes entre árabes e cristãos impediram o surgimento de conhecimentos relacionados à navegação e às técnicas agrícolas.
Respostas
Resposta:
d) os árabes consideravam a expansão uma guerra santa, pois difundiam a mensagem de Alá entre os povos conquistados.
Explicação:
Por que as outras estão erradas?
A- A disseminação do islamismo se dá por dois processos: ou pela conversão, que consiste na disseminação da religião pelo discurso, ou pela imposição, que consiste na imposição religiosa armada, essa alternativa generaliza os árabes como se todos tivessem a intenção forçada da propagação da religião. Os árabes também permitiram certa tolerância religiosa com outros povos.
B- As expansões territoriais visavam, além da disseminação do islamismo, o aumento de terras férteis e da população
C- Tivemos a batalha de Poitiers, que consiste em uma batalha do reino dos francos (um reino cristão e que tinha domínio do que hoje conhecemos como Europa ocidental) contra os árabes, justamente para impedir os avanços do islamismo
E- Os cristãos, após entra em contato com a cultura árabe, tiveram acesso a conhecimentos e tecnologias desse povo, gerando um expressivo aprendizado