• Matéria: Biologia
  • Autor: thamirenm
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual a importância das relações ecológicas para a manutenção dos biomas?

Respostas

respondido por: clemilsoncll
2
importancia dos biomas

Apresentam-se os ecossistemas como uma comunidade de seres vivos que se desenvolvem em um mesmo habitat. Organismos que conjuntamente interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Em sua formação atuam componentes biológicos, químicos e físico; Entre outros, a água, minerais, energia solar, gases atmosféricos. Esses elementos vão se integrar com os organismos e micro organismos que contém a vida. Trocando em miúdos os seres vivos são os fatores bióticos enquanto os componentes naturais são fatores abióticos.

Não existe uma dimensão precisa quanto aos ecossistemas podendo se situar em um tronco de árvores, manguezais, etc. Muitas vezes inclusive, suas dimensões são bem consideráveis, como exemplo lagos, savanas e florestas. Dele se diferenciam os biomas que consistem em área de grande extensão muitas vezes com milhares de quilômetros quadrados. Também se caracterizam por sua abrangência e sua situação geográfica. Neste ponto formam-se uma vegetação com certa uniformidade em sua constituição. Há de se notar também que os biomas se compõem de uma incontável variação tanto da flora, quanto da fauna. Neste aspecto sua principal característica é a biodiversidade, a variedade de animais e vegetais que se situam, se desenvolvem nestas regiões de grande potencial.

Melhor vamos entender a importância dos biomas analisando suas condições próprias e relevância em nosso sistema ambiental o que apuramos no site http://suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htmque contém a relação e composição dos principais biomas existentes em nosso território, descritos em seguida:

“– Biomas litorâneos – com um litoral muito extenso, o Brasil possui diversos tipos de biomas nestas áreas. Na região Norte destacam-se as matas de várzea e os mangues no litoral amazônico. No Nordeste, há a presença de restingas, falésias e mangues. No Sudeste destacam-se a vegetação de Mata Atlântica e também os mangues, embora em pouca quantidade. Já no sul do país, temos os costões rochosos e manguezais.

– Caatinga – presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.

– Campos – presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul. A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.

– Cerrado – este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.

– Floresta Amazônica – é considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região Norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.

– Mata dos Pinhais – também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifolia neste bioma. Presente no sul do Brasil, caracteriza-se pela presença de pinheiros, em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical.

– Mata Atlântica – neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.

– Mata de Cocais – presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.

– Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Algumas regiões do Pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.”

Com os conceitos apresentados já podemos fazer uma análise sobre a importância dos biomas, principalmente os que se encontram mais ameaçados quanto a sua conservação. Examinaremos também, as soluções que podem ser adotadas para a sua proteção, o que pretendemos fazer nas próximas colunas.
Perguntas similares