Respostas
Diferente do que acredita o senso comum, diet não é sinônimo de “sem açúcar”. Nos rótulos dos produtos diet é encontrada a indicação “ausência de” seguida pelo ingrediente – ou ingredientes – que ele não contém. Por se pensar que a palavra diet significa livre de calorias ou com baixas calorias, há um grande equívoco com relação a esse segmento. A realidade é que um produto diet pode ter tantas ou até mais calorias quanto um produto normal.
Além de serem indicados para os diabéticos, pessoas com altos níveis de colesterol e triglicerídeos e pessoas com hipertensão, os produtos diet também são recomendados para a dieta de quem tem certas restrições alimentares. Desde que se observe e controle as calorias que serão consumidas, pois o excesso delas pode promover ganho de peso, é possível incluí-los em sua dieta normal a fim de aproveitar os benefícios que a ausência de determinados ingredientes pode te proporcionar.
Produtos LightAs expressões “redução de” ou “menos”, seguidas dos nomes dos ingredientes são encontrada nos rótulos dos produtos light. Neles, ingredientes como açúcar, carboidratos ou gordura estão presentes em teores até 25% que nos produtos normais. Para quem quer controlar sua ingestão de calorias, os produtos light são os mais indicados. Mas cuidado! Não é porque o produto é light que pode-se deixar de lado a moderação na hora de consumi-los.
Produtos OrgânicosO sistema de produção no qual não são utilizados agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos é que origina os produtos rotulados como “orgânicos”. Respeitar o meio ambiente, os seres vivos e incentivar uma economia local e sustentável é a proposta aqui, mas a saúde dos consumidores de tais produtos livre de agrotóxicos e químicos também é muito beneficiada. Um legítimo produto orgânico deve trazer o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), o único selo oficial adotado no nosso país para certificar que um determinado produto vem de um lugar que cumpre as normas de produção.
Produtos sem GlútenO glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, aveia, centeio e cevada. Os produtos sem glúten são destinados a pessoas que têm doença celíaca, uma intolerância permanente ao glúten que se manifesta em sintomas como dor e/ou distensão abdominal, vômito e diarreia, dentre outros. A única maneira de controlar a doença é evitar completamente a ingestão de alimentos que contenham glúten, o que acaba privando os celíacos de consumir coisas como pães, biscoitos, massas e outras receitas preparadas com farinha de trigo, cerveja e outros. A alternativa são os produtos livres de glúten, que substituem ingredientes proibidos por outros como amaranto, mandioca, milho, batata, sorgo, soja, quinoa, arroz e todas as suas farinhas.
Produtos sem LactoseA lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e em seus derivados. O organismo de pessoas com deficiência da enzima lactase não consegue digerir a lactose, e a ingestão desse açúcar provoca sintomas como dores abdominais, inchaço, diarreia, vômito e outros.Os produtos sem lactose são destinados a essas pessoas, e neles o leite de origem animal é substituído por leite de soja, de arroz e de amêndoas.
Agora que você já sabe a diferença entre os produtos diet, light, orgânico, sem glúten e sem lactose, visite as seções de Empório Bazar e Gourmet e também a seção de Hortifruti do Mercado do Rio Vermelho e leve para casa aquilo que você precisa para melhorar sua alimentação e cuidar da saúde.