Após a trajetória de mais de quatro décadas como alto executivo e conselheiro de bancos e grandes companhias, o britânico naturalizado brasileiro, Nicholas Reade, 72 anos, buscava um novo jeito de empregar seu conhecimento. “Meu objetivo era transferir a experiência adquirida”, afirma Reade, que é formado em economia na Cambridge University. Depois de muita pesquisa, em 2017, Reade fundou, em parceria com o sócio Carlos Reis, a Reade & Reis, empresa com foco em estratégia e gestão de alto desempenho. Para ingressar nesse mundo, Reade foi buscar inspiração – e certificação – junto a Verne Harnish, autor do livro Scalling Up, que traz uma metodologia para potencializar a expansão de médias empresas.
Onde estão as maiores deficiências dos empreendedores brasileiros?
Os maiores gargalos aparecem no planejamento (estratégia) e na execução. No quesito planejamento, isso ocorre em função das peculiaridades da economia brasileira, que é de alta volatilidade e muda com rapidez. Há uma tendência de o empresário aqui dizer que não faz sentido planejar o longo prazo, uma vez que ele desconhece o dia de amanhã. Isso é uma falácia. É justamente nesse momento que o empreendedor precisa saber aonde está indo e usar os instrumentos corretos. Nesse caso, isso significa ter estratégia. É preciso saber aonde se quer chegar. Em muitas empresas, o curto prazo se sobrepõe ao longo prazo. Há muita energia para apagar incêndio e pouca energia para pensar a perenidade do negócio. A alta direção fica muito envolvida no operacional e pouco no planejamento. Isso também ocorre porque a cultura brasileira não é altamente disciplinada, como a suíça e alemã.
Fonte: VENDE-SE Experiência. Revista PEGN. Editora Globo, Jan.2018.
Após a leitura do texto acima, responda as questões a seguir:
1 – Você concorda com o ponto de vista do Nicholas Reade? Argumente.
2 – Em que aspecto você acredita que as empresas brasileiras estão mais resolvidas no que diz respeito a maturidade empresarial?
3 – Pense em sua experiência profissional e pessoal e comente se no seu ponto de vista a cultura brasileira tem modificado.
Respostas
Sim. A cultura brasileira, tradicionalmente subestima o processo de planejamento e foca excessivamente na execução. Muito disso está associado à mudanças constantes em termos de economia, política e condições de mercado que, raramente, chegam a definições sólidas e confiáveis.
2 – Em que aspecto você acredita que as empresas brasileiras estão mais resolvidas no que diz respeito a maturidade empresarial?
Uma vantagem das empresas brasileiras é a adaptabilidade a novos contextos. O costume de lidar com problemas e mudanças, criou uma forte cultura de rápida reação e versatilidade de atuação.
3 – Pense em sua experiência profissional e pessoal e comente se no seu ponto de vista a cultura brasileira tem modificado.
Nos últimos anos o planejamento tem se tornado mandatório em negócios de todos os porte e tipos. Isso tem refletivo na gestão de processos, projetos e estratégias para alcance de resultados diferenciados.
No caso podemos afirmar que:
1 – Sim. Isso porque não faz parte da cultura brasileira seguir os quesitos relacionados ao planejamento.
Nesse sentido, a execução de ideias acaba por ocorrer de forma bastante aleatória, prejudicando o processo.
Assim, é necessário criar meio para que essa cultura se desenvolve no Brasil como forma de gerar mais lucros.
2 – O marcado brasileiro é bastante dinâmico e os clientes são bastante exigentes.
Nesse sentido, o mercado brasileiro tem sabido se adaptar aos novos tempos de consumo.
Isso incluir saber chegar até o cliente e perceber a sua necessidade, estimulando a inovação.
3 - A valorização da informação tem sido ponto chave da doutrina empreendedora brasileira.
Nesse sentido, o mercado brasileiro tem se tornado cada vez mais dinâmico e inovador.
Assim, tem ganhado competitividade tanto dentro do país como fora, tendo em vista que soube se adaptar aso novos tempos.
você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/18609776
espero ter ajudado!