A Resolução 1.374/11 em seu artigo 1º estabelece nova redação a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil Financeiro, tendo como base o CPC 00 (R1). Esta resolução veio reforçar a importância de algumas características que os relatórios e demonstrações contábeis precisam conter para atender a finalidade para os quais foram criadas, não apenas no aspecto quantitativo, mais principalmente, no aspecto qualitativo.
É fundamental considerar que a tomada de decisões são baseadas nas análises dessas demonstrações, e que a sobrevivência das organizações depende das informações contábeis.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I – A utilidade dos relatórios e demonstrações contábeis está diretamente relacionado se estes apresentam informações relevantes e fidedignas, como características fundamentais.
PORQUE
II – Precisa conter características qualitativas como a comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Respostas
Olá, tudo bem?
Alternativa b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
I – Asserção I correta, pois, o CPC 00 estabelece que a informação repassada nos relatórios e demonstrações contábeis para ser útil, precisa ser relevante (auxiliar na tomada de decisão) e fidedigna (completa, neutra e livre de erro), pois estas são as características qualitativas fundamentais das demonstrações contábeis.
II – Verdadeira, pois, as características qualitativas de melhoria são: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade. Porém, como o próprio nome diz elas tem função de MELHORIA, logo sua apresentação nos relatório contábeis contribui para uma demonstração mais consistente. Logo, não há relação direta com a asserção I.
Espero ter ajudado =D
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA