Aponte os principais impactos gerados pelas TRÊS REVOLUÇÕES DO CAPITALISMO e seus efeitos sobre: A produção; O mercado; A mão de obra; Os salários A vida dos trabalhadores. Assim, fundamentado nos estudos que realizamos, que as mudanças o pelo “Modelo de Gestão Japonês” ou “Toyotismo” está provocando na reorganização do trabalho? Quais as novas demandas deste modelo ao trabalhador? Que novos atributos ele vem exigindo dos trabalhadores? E que consequências produz sobre a vida e a saúde dos trabalhadores?
Respostas
Olá, tudo bem?
O capitalismo passou por diversas fases durante seu desenvolvimento até chegar no estágio atual. A dinâmica existente entre trabalhador, que passou de superexplorado a valorizado, mercado consumidor e produção, foram profundamente modificados. A produção passou a ser na medida do mercado consumidor, maximizando o lucro e os salários mais altos. Além disso, foi feita a construção do pensamento consumista.
O modelo de produção japonês, conhecido como toyotista, surge como uma alternativa ao taylorismo e o fordismo, ambos sistemas de produção em massa onde há a individualização do trabalho. No toyotismo, o trabalhador é valorizado e com alto grau de especialização técnica, pois pode desempenhar diversos trabalhos, além da produção ser voltada para as necessidades do mercado.
Esse modelo proporciona maior qualidade de vida ao trabalhador, que tem ciência e importância durante fases específicas de todo o processo produtivo. Ainda, evita esforço repetitivo e o ambiente insalubre das produções em série.
Espero ter ajudado!