Respostas
- Casa-grande: residência da do senhor de engenho e sua família.
- Senzala: moradia dos escravos que trabalhavam no engenho. Era, geralmente, um local rústico e pouco adequado a moradia humana em função de suas péssimas condições.
- Casa dos trabalhadores livres: pequenas residências simples que seriam de moradia para os empregados do engenho que não eram escravos. Habitavam estas casas os funcionários do engenho como, por exemplo, capatazes, operadores das máquinas do engenho e outros funcionários especializados.
- Moenda: maquinário usado no processo de fabricação do açúcar. O moenda podia funcionar através da força (energia) gerada por bois, água (através de moinho de água) ou humana (escravos).
- Capela: local onde ocorriam as missas e outros rituais religiosos (casamentos, batismos e etc.). De origem portuguesa, a maioria dos senhores de engenho e sua família eram católicos.
- Canavial: correspondia a cerca de 20% do engenho colonial. Era o espaço destinado ao plantio da cana-de-açúcar.
- Curral: local onde eram criados os animais usados no engenho colonial. Os bois e cavalos eram usados no transporte de pessoas e mercadorias. Já as vacas e porcos eram criados para a produção de carne voltada para o consumo interno do engenho.
- Plantações de subsistência: geralmente cultivadas pelos trabalhadores livres, eram destinadas a produção de verduras e legumes.
- Rio: geralmente os engenhos de açúcar eram instalados em áreas próximas aos rios. Como não havia sistema de água encanada na época, os rios eram de fundamental importância..
- Reserva florestal: parte da vegetação nativa era preservada. Nestas matas, eram retiradas madeiras que serviam para abastecer os fogões a lenha do engenho.
RESPOSTA----
ESTRUTURA DO ENGENHO--
As fazendas possuíam uma estrutura que ficou conhecida como engenho, dentro dessas extensas produções de cana-de-açúcar sempre havia a casa grande, local onde morava o senhor e toda a sua família, além dos agregados. Próximos dela eram construídas as senzalas, locais com péssimas condições onde os escravizados ficavam presos quando não estavam trabalhando. Havia também um extenso território coberto pela plantação e que cobria quase todo o terreno. Ao lado ficava o moinho, para onde a cana era levada, triturada, a casa de fornalha onde era cozida até virar um melaço e a casa de purgar onde eram colocadas em sinos de barro até formar o açúcar. Em alguns casos havia também um alambique, usado para extrair a aguardente e fazer a cachaça.
ESPERO TER LHE AJUDADO, SE PUDER MARCAR COMO MELHOR RESPOSTA EU AGRADEÇO