• Matéria: Pedagogia
  • Autor: FabriciaPicollo2018
  • Perguntado 8 anos atrás

Texto para leitura e análise:
“pode pensar-se no conhecimento como sendo algo distribuído desigualmente entre classes sociais e econômicas e grupos ocupacionais, diferentes grupos etários e com grupos com poder diferenciado. Assim, alguns grupos têm acesso ao conhecimento que lhes é distribuído e não é distribuído a outros [...]. O défice de determinados tipos de conhecimento [de um determinado grupo social] relaciona-se, sem dúvida, com a ausência de poder político e económico que esse mesmo grupo ver, ela na sociedade. Tal relação entre a distribuição cultural e a distribuição e controlo da capacidade económica e política – ou, mais claramente, a relação entre conhecimento e poder – é notoriamente de compreensão muito difícil. No entanto, a compreensão sobre a forma como o controlo das instituições culturais permite o aumento do poder que determinadas classes para controlar outras, providencia a capacidade de uma profunda penetração intelectual sobre a forma como a distribuição da cultura se encontra relacionada com a presença ou ausência de poder em grupos sociais”.

Referência: Apple, Michael (1979) Ideology and Curriculum. New York: Routledge & Kegan Paul.

Após ler o texto do autor Michel Apple, reflita e disserte sobre os implicativos que as questões socioeconômicas e culturais podem refletir diretamente na elaboração dos currículos escolares.

Elabore um texto utilizando 300 palavras estabelecendo um paralelo entre o texto e o currículo escolar.

Observação: o número de palavras é uma referência apenas.

Respostas

respondido por: THAYCON
1
Há uma grande diferença entre classes sociais, pois levando em questão o ensino dos alunos em uma escola, nota- se uma grande diferença. Em fazer o ENEM por exemplo são questões que a maioria das pessoas que tem um ensino de "baixa qualidade" não conseguem fazer e acabam não passando na prova, já uma pessoa que estuda em uma escola boa de qualidade acabam passando, pois esses que passam, ao meu ver são consideradas ricas, pois a aprendizagem deles são diferente.

THAYCON: aqui em minha região é comum estudar as diferentes culturas principalmente os quilombolas que são próximos de nós, o ensino aqui é bom , mas ao se comparar com outras escolas, percebe se uma grande diferença, pois os alunos frequntam escolas pagas (particular ) os que são considerados "filhinho de papai", crianças ricas que tem outro nivel de aprendizagem e além disso frequentam museus, compram livros e investem em uma educação de qualidade.
Perguntas similares