• Matéria: Contabilidade
  • Autor: gleicyeffgen
  • Perguntado 8 anos atrás

Segundo uma reportagem realizada por Fernando Nakagwa, no site: , o governo estuda a redução do Imposto sobre os Produtos Industrializados (IPI) de carros elétricos para incentivar o segmento que usa a energia limpa. A negociação em curso prevê uma queda da alíquota dos atuais 25% para 7%, segundo confirmou o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A iniciativa partiu do próprio MDIC e teve, como um dos argumentos favoráveis, o baixo impacto fiscal, já que foram comercializados menos de duas mil unidades elétricas no ano passado.

No governo, há estudos, inclusive, que mostram o contrário: o efeito na arrecadação pode ser até positivo no longo prazo com o desenvolvimento de um mercado praticamente inexplorado no Brasil. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico indicavam frota de apenas 2,5 mil unidades com tração elétrica ou híbrida em agosto de 2016. Com menos de 2 mil unidades comercializadas em 2017, a frota estaria perto de 5 mil carros.
Disponível em: . Acesso em: 23 de mar. de 2018.


Diante do exposto a respeito da redução do imposto sobre o produto industrializado (IPI) de carros elétricos, explique como essa medida pode influenciar no mercado de carros elétricos e esclareça quais são os impactos de uma tecnologia como essa para o meio ambiente

Respostas

respondido por: makmorales
6
Olá,

Quando falamos em lucro que uma organização pode possuir, e neste caso lucro em um aspecto positivo, e não negativo, existem algumas formas de obtê-lo e conseguir "caixa positivo". Pois vale lembrar, o estado não deixa de ser uma organização - e toda organização objetiva o saldo positivo.

Primeiramente, podemos lucrar com a margem, aumentando-a. Um carro com IPI de 10%, por exemplo, passando para 15% representaria um aumento de 5% em cada unidade vendida. Essa é uma forma.

Mas também existe outra maneira de aumentar o lucro: por escala.

Apenas para simplificar o exemplo: pode ser melhor vender 7 carros com 7% de IPI (total de 49%) do que apenas um com 30%. A rentabilidade por escala se dá dessa forma.

Além disso, quando falamos em escala no âmbito das decisões governamentais, uma diminuição de imposto pode aumentar significativamente a quantidade de produtos vendidos e movimentar toda uma indústria, gerando emprego e renda.

Sem falar que, a longo prazo, os combustíveis fósseis estão condenados e condenam a nossa qualidade do ar e a atmosfera. Já os carros elétricos são limpos para o ar e ainda possuem uma fonte de energia praticamente ilimitada; pois com as inovações no setor de energia solar, bons ventos do desenvolvimento virão. Isso já é uma realidade em alguns países europeus.

Essa iniciativa governamental é muito interessante, pois poderá mudar o cenário da indústria automobilística nacional à longo prazo.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares