Respostas
Onde não se sabe ao certo, mas a lógica surgiu com a necessidade de se resolver problemas de raciocínio.
A lógica não foi criada por um pessoa específica porque o ser humano já nasce com a capacidade lógica, mas existiram pessoas que se aprofundaram no estudo dessa capacidade, tais como Aristóteles, Platão, os Sofistas onde temos Protágoras, Górgias, Pródico e Hipias.
Os sofistas eram pessoas que andavam de cidade em cidade atraindo estudantes para oferecer educação em troca de remuneração.
Bom, inicialmente, vejamos o que é Lógica: Quando eu tive o primeiro contato com o estudo da Lógica, o professor explicou dessa exata forma para facilitar a compreensão imediata do assunto:
Lógica é a antessala do pensamento filosófico, porque é ela que organizará o pensamento para que possa fluir de modo sistemático, metódico, organizado. Sem isso, não é propriamente Filosofia, mas sim o pensamento desordenado. Ou seja, a Lógica é o que existe de mais básico e indispensável na Filosofia. Ela é o princípio, o meio e o fim do pensamento filosófico. Todo bom filósofo é necessariamente bom em Lógica. Caso contrário, ele será como um engenheiro que não sabe muito bem a Matemática.
Nisso você já pode ver inclusive que esse estudo é uma ótima escolha para você levar para a tua vida toda, porque se você mantiver o pensamento organizado, você se destacará.
Tendo dito isso, vem agora o "quem" e o "onde": Aristóteles é ninguém menos do que o sujeito que deu início a esse estudo na Grécia antiga. Ele criou inclusive o nome "Lógica". Para ele, ela é um instrumento (como comentei) e não uma ciência propriamente dita.
Creio que não acabe ficar me alongando, até porque se for para se aprofundar você pode ver no Google. Então, aqui vai um exemplo rápido de um exercício de Lógica aristotélica silogistica:
Todo homem é mortal
Sócrates é homem
Logo, Sócrates é mortal