• Matéria: Filosofia
  • Autor: Erick9174
  • Perguntado 8 anos atrás

O que garante a legitimidade do Estado?

Anexos:

Respostas

respondido por: Laramm1
61
A legitimidade requerida ao Poder Político não é um item abordado nem na Declaração de Montevidéu (1933), nem na de Bogotá (1948), mas, em conjunto com a legitimação (incluindo aí a aceitação político-ideológica e as instituições de direito), seriam requisitos de afirmação do Estado independente. De modo simples, ocorre que se o governo é veementemente checado, obstruído pela falta de legitimidade política interna, isto pode acirrar uma crise institucional de governabilidade e, no limite, levar ao questionamento interno do Poder Público e de sua soberania. Sendo assim, a ingovernabilidade se transforma em assunto de Estado – do maior interesse – e, portanto, tem assento na agenda política dos Estados. Trataremos da legitimação do Estado, mas inicialmente cabe investigar o que se pode entender genericamente por legitimação
respondido por: larissamagrani
0

Thomas Hobbes é crítico do estado de natureza e afirma que o homem deve abdicar da sua liberdade para obter segurança e paz na sociedade. Portanto, a legitimidade de Estado é garantida pelo soberano.

Hobbes e a legitimidade de Estado

Thomas Hobbes, filósofo da política moderna, concebe o estado de natureza como sendo uma esfera de guerra de todos contra todos, ou seja, ele é um espaço de luta pela sobrevivência e os homens, embora livres, são egoístas, ambiciosos e não controlam seus impulsos.

A solução, para Hobbes, está na proclamação de um Estado soberano, onde os homens e as mulheres abdicam da sua liberdade, assinam um pacto social e conseguem conviver de forma harmônica, pois o Estado é uma esfera consensual e assegura a segurança e o bem-estar aos indivíduos.

Saiba mais sobre Hobbes em: https://brainly.com.br/tarefa/26395379

#SPJ6

Anexos:
Perguntas similares