Respostas
Primeira Geração
Também chamada de geração nacionalista ou indianista, foi marcada pela exaltação à natureza, volta ao passado histórico, medievalismo, criação do herói nacional na figura do índio.
Essa alusão ao indígena deu origem ao nome dessa fase da literatura brasileira.
O sentimento e a religiosidade também são características marcantes da produção literária dos autores da primeira geração.
Entre os principais poetas podemos destacar Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.
Segunda GeraçãoÉ a geração do mal-do-século, que foi intensamente influenciada pela poesia de Lord Byron e Musset. Por esse motivo, é também chamada de "geração byroniana".
As obras dessa fase da literatura são impregnadas de egocentrismo, negativismo boêmio, pessimismo, dúvida, desilusão adolescente e tédio constante.
São essas as características do ultra-romantismo, o verdadeiro mal-do-século.
O tema preferido é a fuga da realidade, que se manifesta na idealização da infância, nas virgens sonhadas e na exaltação da morte.
Os principais poetas dessa geração foram Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
Terceira GeraçãoA Geração Condoreira foi caracterizada pela poesia social e libertária. Nela estão refletidas as lutas internas da segunda metade do reinado de Dom Pedro II.
Essa geração sofreu intensamente a influência das ideias de Victor Hugo, de sua poesia político-social.
Em consequência dessa ligação, essa fase da literatura também é chamada de "geração hugoana".
O termo condoreirismo é consequência do símbolo de liberdade adotado pelos jovens românticos: o condor, águia que habita o alto da cordilheira dos Andes.
Seu principal representante foi Castro Alves, seguido por Sousândrade.