• Matéria: ENEM
  • Autor: Gahbriel3197
  • Perguntado 8 anos atrás

Jogos florais Minha terra tem palmeiras onde canta o tico-tico. Enquanto isso o sabiá vive comendo o meu fubá. Ficou moderno o Brasil ficou moderno o milagre: a água já não vira vinho, vira direto vinagre. Minha terra tem Palmares memória cala-te já. Peço licença poética Belém capital Pará. Bem, meus prezados senhores dado o avançado da hora errata e efeitos do vinho o poeta sai de fininho. CACASO. Disponível em: httpy'/og'cóo.gtobc.ccrr.. Acesso em 23 oj12013. A Poesia Marginal foi uma poética marcada pelo artesanal, por poetas que queriam se expressar livremente em época de ditadura, buscando caminhos alternativos para distribuir poesia e revelar novas vozes poéticas, como se vê nos versos acima, em que o sujeito poético O a) elabora metaforicamente uma crítica às relações opressivas da década de 1970 diante das populações dos estados menos desenvolvidos. O b) compara a beleza da natureza brasileira ao estado de alienação da população, que não percebe os crimes praticados pelo Estado. O c) utiliza o discurso paródico como parte integrante de sua estratégia argumentativa, uma forma alegórica de desconstrução da poesia. O d) aponta criticamente as potencialidades da natureza brasileira, ao mesmo tempo que desconstrói parodicamente o sentimento ufanista. O e) menospreza o desenvolvimento do Brasil, ao reconhecer apenas na natureza as potencialidades de um país.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
4
Olá,

  A resposta para a sua questão é a letra A:

 a) elabora metaforicamente uma crítica às relações opressivas da década de 1970 diante das populações dos estados menos desenvolvidos. 

 A década de 70 foi um período de intensos problemas e de desigualdades sociais e com fortes levantes populares acerca do militarismo que ocorria Não havia liberdade de expressão, as pessoas tinham que ter medo tudo, inclusive de pensar diferente.

 Assim essa poesia mostra como este período era repreensivo e de maneira delicada e metafórica faz uma crítica a falta de liberdade e expressão que acontecia naquele período, o uso de metáforas neste caso foi essencial para dar sentido para a poesia.
Perguntas similares