• Matéria: ENEM
  • Autor: rdmoraes3104
  • Perguntado 8 anos atrás

A quimioterapia antineoplásica é o método utilizado no tratamento do câncer. Os quimioterápicos mais empregados são os alquilantes polifuncionais, que consistem em compostos capazes de se ligarem ao DNA de modo a impedir a separação dos dois filamentos do DNA na dupla hélice espiralar. Dispor./ve! em httpS/MVW.incagcr/.br Acesso em 11 abr. 2014 (adaptado). A consequência direta do uso do quimioterápico citado no texto é O a) a indução de mutações no DNA O b) o bloqueio da replicação do DNA O c) a síntese de proteínas disfuncionais. O d) a promoção de recombinação genética. O e) a produção de RNAs-m não traduzíveis.

Respostas

respondido por: kacauchan
0
Olá!!

A resposta correta é a de letra b) o bloqueio da replicação do DNA.

Bom, primeiramente seria interessante saber que a Quimioterapia Antineoplásica é um tipo de tratamento que possui como finalidade hostilizar as células cancerianas presentes no indivíduo enfermo, de forma que a doença pode ser mais contida.

Porém um dos compostos presentes na substancias fazem com que não ocorra a ramificação dos filamentos presentes no DNA, o que trará por consequência a não replicação desse código genético. Pois para existir replicação é preciso que as fitas do DNA se desprendam umas das outras, para poder criar outras moléculas de DNA.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas similares