Respostas
Geralmente, quando um corpo absorve ou cede certa quantidade de energia, ele apresenta variação na sua temperatura. É notável saber que a variação da temperatura de um corpo está condicionada à sua massa e também ao calor específico da substância que o constitui, ou seja, depende de sua capacidade térmica. Dessa forma, podemos dizer que, para determinada quantidade de energia recebida, quanto maior for a capacidade térmica, menor será a variação de temperatura do objeto.
A quantidade de energia recebida na forma de calor (ΔQ) está associada a uma variação na temperatura (ΔT), condicionada pela capacidade térmica (C),
que pode ser expressa pelo calor específico, ou seja,
Chegamos, assim, a uma nova expressão para o calor específico:
Obtendo o valor da energia transferida
Uma maneira de determinar a quantidade de energia transferida, na forma de calor, é medir a temperatura do sistema antes (T1) e depois (T2) de ele receber energia e calcular sua variação (ΔT):
Em seguida, multiplicamos pela massa (m) do sistema e pelo calor específico (c) da substância que o constitui, chegando ao valor da quantidade de calor:
Vamos utilizar essa expressão no seguinte exemplo: determine a quantidade de energia recebida por um coletor solar, contendo 1500 g de água em sua tubulação, quando sua temperatura passa de 21°C para 63°C. O calor específico da água é definido por 1cal/g.°C.
Utilizando a expressão que permite o cálculo da quantidade de calor, temos:
Portanto, chegamos à conclusão de que o sistema recebeu 63 kcal de energia na forma de calor. Quando o sistema recebe energia, o ΔQ é positivo.