• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: Mariaanita123
  • Perguntado 8 anos atrás

1)
No Brasil, a partir do final do século XIX, até 1920, se inicia a atenção à Questão Socialde forma mais sistematizada, por parte do Estado. Caracterizada como problemas advindos da crescente desigualdade social. Período que pode ser considerado como a época da inovação legisladora e regulamentadora no campo da política social.


Sobre a Questão Social, considere:

I. Podemos verificar que nessa época a Questão Social foi tratada com muito preconceito e discriminação.

II. As afinidades de classes provenientes das características do sistema capitalista reforçam a condição de harmonia nas relações sociais.

III. A população pobre e desfavorecida vivia à margem da sociedade e as suas manifestações eram tratadas com atos de repressão e violência.

IV. O capitalismo não é senão a produção e a reprodução contínua e cada vez mais forte e ampla da questão social.

Estão corretas apenas as alternativas:

Alternativas:

a)
I, II e III.

b)
II, III e IV.

c)
I, II e IV.

d)
I, III e IV.

e)
I e II

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
1
Olá, tudo bem?

Esta é uma questão que tem como plano de fundo uma série de ideias que poderíamos caracterizar como marxistas. Para compreender a questão é necessáro, portanto, compreender os fundamentos básicos do marxismo.

Como há também uma referência à história do Brasil ( do final do século XIX até a década de 1920, ou seja, o período da nossa República Velha), é necessário ter em mente também este panorama social.

Com isto tudo em mente, devemos considerar que:

O item I é verdadeiro, pois, nesta época, a República brasileira poderia ser definida como uma oligarquia, ou seja, o governo só era exercido por aqueles que possuíssem muitas propriedades. Não existia voto universal, apenas homens, e apenas homens com uma renda mínima, tinham direito ao voto. Por isto, os problemas dos mais pobres eram vistos com preconceito e discriminação.

O item II é, de acordo com a visão marxista, falso, pois o capitalismo exarceba as disputas de classe, causando atritos entre as classes que são adversárias: os burgueses (donos dos meios de produção)  e o proletariado (trabalhadores) possuiriam, segundo Marx, interesses diferentes, e por isto estariam sempre em conflito (e nunca em harmonia)

O item III é verdadeiro, pois a resposta do governo aos protestos dos mais pobres foi sempre a violência. Alguns exemplos disto são ocorridos como a Revolta da vacina e a Revolta da chibata, onde violência foi usada para calar o protesto dos mais pobres.

O Item IV, novamente, de acordo com Marx, também é verdadeiro, pois o capitalismo, nesta perspectiva, seria responsável pela criação da desigualdade e por sua continuidade. 

Deste modo, a alternativa correta é a D


karenterra: respostas do AV1
Perguntas similares