• Matéria: História
  • Autor: BENITE
  • Perguntado 8 anos atrás

O que é mesopotâmia e quem descobriu?

Respostas

respondido por: joaosalgado000oszzqs
0
História da Mesopotâmia é uma disciplina que lida com o passado clássico do território da Antiga Mesopotâmia (Mesopotâmia, do grego antigo, "entre rios")[1], correspondente, na sua maior parte, ao território da atual República do Iraque. A Mesopotâmia não é definida por fronteiras naturais marcantes, estendendo-se a leste para o Irã, ao norte para a Anatólia e a oeste para a Síria. A História da Mesopotâmia corresponde também a um período histórico da antiguidade oriental que se inicia com os primeiros povoamentos da Mesopotâmia em lugares como Tell Hassuna, Samarra e Tell Halaf. A relação da Mesopotâmia com o Antigo Testamento tornou esse campo de estudo particularmente atraente aos ocidentais a partir do século XVIII.[2] A assiriologia, disciplina que lida com a História Antiga da Mesopotâmia, foi instituída no século XIX; seu desenvolvimento foi influenciado por um fenômeno que os críticos pós-modernos, como Edward Said, chamaram de Orientalismo, definido como a representação do Oriente na academia, na literatura e na arte ocidental por meio de esteriótipos determinados por uma postura neocolonialista, etnocêntrica e racista

BENITE: obrigada, mas uma pergunta você pegou da internet ?
respondido por: nathyelesilva165
0
Boa Noite!

A História da Mesopotâmia é uma disciplina que lida com o passado clássico do território da Antiga Mesopotâmia (Mesopotâmia, do grego antigo, "entre rios"), correspondente, na sua maior parte, ao território da atual República do Iraque. A Mesopotâmia não é definida por fronteiras naturais marcantes, estendendo-se a leste para o Irã, ao norte para a Anatólia e a oeste para a Síria. A História da Mesopotâmia corresponde também a um período histórico da antiguidade oriental que se inicia com os primeiros povoamentos da Mesopotâmia em lugares como Tell Hassuna, Samarra e Tell Halaf. A relação da Mesopotâmia com o Antigo Testamentotornou esse campo de estudo particularmente atraente aos ocidentais a partir do século XVIII. A assiriologia, disciplina que lida com a História Antiga da Mesopotâmia, foi instituída no século XIX; seu desenvolvimento foi influenciado por um fenômeno que os críticos pós-modernos, como Edward Said, chamaram de Orientalismo, definido como a representação do Oriente na academia, na literatura e na arte ocidental por meio de esteriótipos determinados por uma postura neocolonialistaetnocêntrica e racista.
cerâmica mesopotâmica antiga

Pode considerar-se que a história da Mesopotâmia se inicia com o assentamento dos primeiros povos na região, graças ao desenvolvimento da agricultura. As primeiras comunidades agrícolas da Mesopotâmia surgiram no norte da região por volta do ano 7 000 a.C., onde a chuva era regular o suficiente para o desenvolvimento de uma agricultura simples. Três complexos culturais foram identificados pelos arqueólogos a partir da cerâmica: Hassuna, Samarra e Halaf. Na Suméria, região sul da Mesopotâmia, a agricultura parece ter surgido por volta do ano 5 500 a.C. Os agricultores do sul foram os primeiros a empregar o método de irrigação a partir do Rio Tigre e o Rio Eufrates, uma vez que a chuva nessa região era intensamente irregular.

A transformação da estrutura social dos povos mesopotâmicos por volta do século V a.C. é atestada pela existência de sítios arqueológicos como a vila antiga de Tell al-Ubaid. Os povos dessa época são chamados comumente de "povo de Ubaid" pelos arqueólogos. Esses homens haviam construído canais de irrigação para a agricultura, e também produziam abundante cerâmica e terracota. Eles também possuíam armas como machados de pedra, e mantinham um comércio dinâmico de lápis-lazúlipedra e ouro com os povos vizinhos. Sua vila era composta por construções a base de tijolos de barro cozido.

O Templo de Eridu, cujo nome vem de uma região no sul da Suméria, é conhecido como o templo mais antigo já encontrado. Outros templos dominam o sítio de Ubaid, o que indica a existência de um influente grupo sacerdotal entre esses povos. Os templos tinham forma retangular, eram divididos em várias câmaras e uma nave principal.Um espaço era reservado para a colocação da estátua de uma divindade, cuja função parece ter sido proteger os habitantes da região. As paredes dos templos eram construídas à base de barro cozido. Alguns especialistas acreditam que o desenvolvimento posterior desses templos, elevados como torres, teria dado origem aos famosos Zigurates da Mesopotâmia Antiga.

A cultura de Ubaid influenciou todas as regiões vizinhas da Mesopotâmia e se desenvolveu de formas diversas conforme se expandia. O período de Uruque possui esse nome por estar relacionado ao surgimento do impressionante sítio arqueológico de Uruque (Erech na bíblia), cujas estruturas atestam uma continuidade indubitável em relação ao período de Ubaid. O surgimento de Uruque está relacionado ao advento da vida urbana e da primeira cidade da História. O crescimento da rede de irrigação e do número de cidades satélites agricultoras permitiu um aumento na produção de comida.

O Templo Branco é uma construção famosa de Uruque construída com tijolos no topo de uma montanha. O Templo era dedicado ao Deus do Céu, An, e era pintado inteiro de branco. Os habitantes de Uruque acreditavam que os deuses poderiam habitar essas regiões.



Perguntas similares