Com base nos textos acima, responda às questões a seguir: a) O que é preconceito linguístico? b) No Brasil, existe o preconceito linguístico? c) A imagem do Texto 2 sugere o fim do preconceito linguístico. A forma correta de combater esse mal seria como está evidenciado no Texto 3? d) De que maneira, então, pode-se combater (erradicar ou diminuir) o preconceito linguístico?
Respostas
Vou te ajudar nesta questão.
a) Trata-se de uma forma de preconceito associada a um mesmo idioma. Muitas vezes, por uma língua possuir uma cultura rica, formam-se diferentes dialetos em diferentes regiões de um país, levando muitas vezes, erroneamente, o preconceito linguístico.
b) Sim. Pelo fato do Brasil ser um país muito extenso, com diferentes colonizações, existe de fato o preconceito. É o caso do preconceito contra as gírias nordestinas.
c) Não consegui encontrar o texto.
d) Para o preconceito linguístico, assim como para qualquer outro, a saída é sempre a conscientização. No caso do Brasil, deve-se ter em mente que cada estado possui as suas regionalidades e gírias, o que deve ser visto como uma diversidade.
Espero ter ajudado, bons estudos!
a) Preconceito linguístico é discriminar uma pessoa pela maneira diferente de ela falar. Isso acontece quando a fala ou a escrita não está de acordo com a norma padrão da língua, assim a pessoa acaba sendo ofendida e desprezada por não atender a essas regras.
b) Sim, existe preconceito linguístico no Brasil, visto que há muitos dialetos e regionalismos. Então, é comum a classe com mais poder aquisitivo menosprezar as diferentes formas de falar o português.
c) Não, pois não é correto usar a violência para combater o preconceito linguístico.
d) Para se combater o preconceito linguístico é preciso diálogo e argumentação coerente, além de uma campanha social conscientizando as pessoas que não há certo e errado quando o assunto é a oralidade.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/1649818