Para tomas de aquino, qual seria o papel das verdades reveladas e das verdades da razão na busca pelo conhecimento?
Respostas
Na perspectiva de Tomás de Aquino a verdade pode ser alcançada através da ação da razão, mas não podemos, através da razão, alcançar a verdade de Deus, limitada pela sua autonomia de nos revelar, ou não, seus mistério.
Para Aquino, a verdade não se expressa como tal a um sujeito, mas na própria coisa, a contém. Dessa forma, ainda que não haja um sujeito que observe a coisa, ela pode ainda conter sua verdade. A verdade não está portanto no intelecto (como poderia defender Platão), mas nas coisas.
Resposta: A doutrina de Tomás de Aquino é uma das principais refrências da filosofia cristã, na qual, Aquino buscou a síntese entre o aristotelismo e o cristianismo, partindo da compreensão de que a razão e a fé poderiam e deveriam caminhar juntas, porque ambas seguiriam a mesma direção: a verdade.
Explicação: "É um fato que esses princípios naturalmente inatos à razão humana são absolutamente verdadeiros; são tão verdadeiros que chega a ser impossível pensar que possam ser falsos. Tampouco é permitido considerar falso aquilo que cremos pela fé, e que Deus confirmou de maneira tão evidente" ( AQUINO, Tomás de. Súmula contra os gentios)
Resumindo, assim não seriapossível que a teologia (as verdades da fé) e a filosofia (as verdades da razão) se contrariassem. Para que houvesse a colaboração adequada entre ela, entretanto, o campo de atuação de cada uma devia ser claramente definido, ou seja, seria preciso estabelecer o domínio particular das duas áreas. Sendo assim, à filosofia caberia o estudo da natureza, e à teologia caberia o estudo do sobrenatural/divino.
E então não poderia haver contraposições entre a filosofia e a teologia, pois as verdades da razão e as verdades reveladas fariam parte da unidade ou totalidade da VERDADE.
Espero ter ajudado!
xoxo ;*