• Matéria: Pedagogia
  • Autor: porttsalexa
  • Perguntado 8 anos atrás

O QUE É A PROPOSTA BILINGUE, NO PROCESSO EDUCACIONAL DOS SURDOS?

COMO SE DA O PAPEL DO EDUCADOR NESTE CONTEXTO EDUCACIONAL?

EM QUAL DAS DUAS GRANDES VISOES QUE CONCEITUAM A SURDEZ, PATALOGICA E SOCIAL, A PROPOSTA

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
16
Esta proposta surgiu na década de 80, e defende o ensino da Linguagem de sinais, precedendo a linguagem oral na vida dos surdos.Ela visa a primazia visual, o que compensa a falta de audição.
Neste contexto, o papel do educador é de suma importância, tendo em vista que a educação de crianças com deficiência auditiva requer conhecimentos específicos sobre a área e grande compreensão por parte do educador, que deve desenvolver além das habilidades de professor, mas que deve visar o contexto como um todo.
A surdes se encaixa na visão patológica e social, tendo em vista que a criança com deficiência deve ser inserida na sociedade, segundo o o Decreto 5626 de 2005, de acordo com recomendações específicas e adaptações  para o meio ser torne acessível para ele. Existe a proposta de um tradutor de Libras nas escolas, entretanto, essa proposta requer análise e muitas adequações para que a escola possa receber crianças com deficiência auditiva, uma vez que o ensino público, muitas vezes, possui escola superlotadas, e sofre com a falta de profissionais qualificados, por isso, a inserção de crianças com deficiência auditiva torna-se uma questão a ser analisada, e todas as adequações devem ser feitas para que haja qualidade desse tipo de público em questão.
respondido por: Matheusieti
3

A educação bilíngue para surdos em ambiente nacional, passa por diversas lutas para a inclusão do sistema junto a grade curricular dos alunos.

Deste modo,  no Brasil não existe uma regulamentação que defina exatamente o que é uma escola bilíngue e por isso, atualmente somente as escolas para surdos, as escolas de fronteiras e as escolas indígenas são consideradas bilíngues, havendo uma grande lacuna a ser preenchida.

Por fim,  as línguas de sinais não são superficiais, elas atuam de maneira complexa e por isso se faz necessária a construção de escolar bilíngues, para inclusive alunos não surdos aprenderem melhor sobre.

Mais sobre a questão da deficiência auditiva e o ensino da LIBRAS:

https://brainly.com.br/tarefa/15500156

Anexos:
Perguntas similares