• Matéria: Português
  • Autor: LeleMoreno6006
  • Perguntado 8 anos atrás

ao interagir nas redes sociais, utilizamos uma linguagem abreviada, chamadas “internetês”, o que vem desconfigurando a língua padrão, principalmente para os nossos alunos. qual a melhor forma de trabalhar esse contexto em sala de aula, não deixando de lado a tecnologia e de forma que a aula venha a atingir seus objetivos diante dessas duas realidades.? me ajudeeem por favor!

Respostas

respondido por: Nataliaalvesdesouza
6
Olá :) 

É inevitável negar a influencia da tecnologia sobre as nossas vidas, e nesse contexto temos a influência da tecnologia sobre a linguagem, principalmente nesse caso em relação a linguagem escrita. 

O uso de abreviações, a falta de acentuação, a falta do uso de sinais como a virgula e ponto final são decorrentes no "internetês", pois é um meio de comunicação mais rápido que não exige o emprego da norma padrão da língua portuguesa. 

Para trabalhar isso com seus alunos, proponha atividades como: 

Escreva um e-mail para o seu  chefe de departamento solicitando o aumento do número de mercadorias no su setor e explique o motivo. 

Pesquise como são feitas as PECs e escreva um projeto de PEC, propondo a flexão de alguma lei trabalhada em aula. 

Em ambas as situações, a norma culta será trabalhada e o professor pode corrigir os trabalhos fazendo anotações sobre o erro dos alunos. Assim, será exercitado a linguagem. 
Perguntas similares