• Matéria: Pedagogia
  • Autor: suzaneleandrop5y0w1
  • Perguntado 8 anos atrás

1)

A partir de um longo processo histórico de existência das sociedades primitivas (ou comunismo primitivo) surgiram as primeiras sociedades de classes, tendo a propriedade privada da terra como elemento fundamental para o surgimento da exploração do trabalho. É nesse contexto que a aquisição de conhecimentos e a educação alteram-se profundamente, sendo que os conhecimentos que a classe dominante necessita não são os mesmos da classe dominada, produzindo uma separação entre o trabalho manual e o trabalho intelectual.

Esse processo pode ser corretamente denominado por:

Alternativas:

a)

Dualismo educacional.

Alternativa assinalada

b)

Dialética.

c)

Educação Integral.

d)

Paideia.

e)

Escolástica.

2)

O período moderno passou por intensas transformações na vida social, política, econômica, social e educacional. Não só a Europa que foi transformada pela nova sociedade que surgia, o restante do mundo também foi submetido, com as características próprias de cada formação social que existia, às novas exigências de uma sociedade cada vez mais mercantil. O período moderno também pode ser compreendido como uma fase de transição entre a velha sociedade feudal e a nova sociedade capitalista. O ressurgimento do comércio e das cidades, com as cruzadas, o Renascimento Cultural, a Reforma Protestante, as Grandes Navegações, o Mercantilismo, o Absolutismo, a escravização dos africanos, as Revoluções Burguesas, a I Revolução Industrial foram momentos importantes dessa transição.

Nesse sentido, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)

No campo educacional veremos como a pedagogia cristã consolidou-se como instrumento da burguesia para a justificativa da nova ordem social que surgia.

b)

No campo educacional veremos como a burguesia produzirá uma educação libertária, de forte questionamento da sociedade capitalista.

c)

No campo educacional veremos como a pedagogia burguesa extinguiu o dualismo escolar com o resgate de uma educação integral defendida pelos gregos antigos.

d)

No campo educação veremos como a escolástica foi resgatada pela burguesia como teoria pedagógica e universalizada nos sistemas públicos de ensino da Europa.

e)

No campo educacional veremos como a pedagogia cristã compartilhará, cada vez mais, seu espaço com outras formas educacionais, produzindo tensões e conflitos próprios num momento de transformações. As novas classes sociais da sociedade burguesa, na defesa de seus interesses próprios, produzirão novas experiências e propostas pedagógicas, incorporando e superando o que foi até então produzido.

Alternativa assinalada

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
92
Olá,

1- a) Dualismo educacional.

2- e)No campo educacional veremos como a pedagogia cristã compartilhará, cada vez mais, seu espaço com outras formas educacionais, produzindo tensões e conflitos próprios num momento de transformações. As novas classes sociais da sociedade burguesa, na defesa de seus interesses próprios, produzirão novas experiências e propostas pedagógicas, incorporando e superando o que foi até então produzido.

 O sistema educacional passou por muitas dificuldades ao longos dos anos, por isso é importante que compreendamos as relações existentes entre burguesia e proletariado no ensino da educação, porque eles possuem diferentes interesses.

 Assim o dualismo na educação ocorreu visando os interesses de cada classe em questão, objetivando as melhorias sociais ou apenas o seu interesse. O uso da educação Cristã tem sido utilizada pelas elites para evidenciar a capacidade destes e os manter no poder.
respondido por: patriciadourado
20

Resposta:

1 - a

Explicação:

Perguntas similares