1°) são três as possibilidades de reprodução do discurso de um personagem e os textos narrativos: discurso direto, indireto e indireto Livre.
a) por qual mobilidade Lima Barreto apitou no trecho Lido?
b) que função expressiva tem esse tipo de discurso no texto que você acabou de ler?
2°) Policarpo escreve a Floriano Peixoto.
a) que justificativa ele dá para o fato de ter escrito a carta?
b) que razões motivaram a escrever uma carta tão indignada? Releia o quinto parágrafo antes de responder.
3°) a que conclusão chega Policarpo sobre sua trajetória?
Respostas
b)corresponde ao monologo interior dos personagens,porem expresso pelo narrador.
2a)por sua atitude,de delatar a execuçao arbitraria dos revoltosos,foi preso sob a acusaçao de traiçao e acabou sendo condenado a morte.
3)fica indignado entre outros motivos!!!!!
ESPERO TER LHE AJUDADO!!!!!
:D
Com relação à obra "Triste Fim de Policarpo Quaresma" temos as seguintes respostas:
1. a)
Lima Barreto optou por um discurso indireto no trecho lido. Prova disso é que o narrador não apenas reproduziu indiretamente as falas das personagens, mas também o que eles não falaram e pensaram, sonharam, desejaram.
O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa.
1. b)
Esse tipo de discurso corresponde ao monólogo interior dos personagens, porém é expresso pelo narrador.
Esse tipo de discurso é introduzido por verbos de elocução, como, por exemplo: dizer, perguntar, falar, comentar, responder, replicar, exclamar, observar, exclamar, gritar etc. Tais verbos são seguidos por conjunções (que ou se), exercendo a função de separar a fala do narrador da fala da personagem;
2. a)
A justificativa que ele dá é que ao delatar a execução arbitrária dos revoltosos, foi preso sob a acusação de traição e acabou sendo condenado à morte.
Após quatro meses de revolta, a Armada ainda resiste bravamente. Diante da indiferença de Floriano para com seu "projeto", Quaresma questiona-se se vale a pena deixar o sossego de casa e se arriscar, ou até morrer nas trincheiras por esse homem. Mas continua lutando e acaba ferido. Enquanto isso, sozinha, a irmã Adelaide pouco pode fazer pelo sítio do Sossego, que já demonstra sinais de completo abandono.
2. b)
Em uma carta à Adelaide, descreve-lhe as batalhas e fala de seu ferimento. Contudo, Quaresma se restabelece e, ao fim da revolta, que dura sete meses, é designado carcereiro da Ilha das Enxadas, prisão dos marinheiros insurgentes.
3.
Uma madrugada é visitado por um emissário do governo que, aleatoriamente, escolhe doze prisioneiros que são levados pela escolta para fuzilamento. Indignado, escreve a Floriano, denunciando esse tipo de atrocidade cometida pelo governo. Acaba sendo preso como traidor e conduzido à Ilha das Cobras. Apesar de tanto empenho e fidelidade, Quaresma é condenado à morte. Preocupado com sua situação, Ricardo busca auxílio nas repartições e com amigos do próprio Quaresma, que nada fazem, pois temem por seus empregos. Mesmo contrariando a vontade e ambição do marido, sua afilhada, Olga, tenta ajudá-lo, buscando o apoio de Floriano, mas nada consegue. A morte será o triste fim de Policarpo Quaresma.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/4564271