• Matéria: Geografia
  • Autor: eduardacalixto7707
  • Perguntado 8 anos atrás

porque o dia tem 24 horas e não 23 horas e 56 minutos e 4 segundos

Respostas

respondido por: duda2580
6
Resposta 1:

Esta afirmação (o dia tem 23:56 horas) não está completa. O "dia sideral" tem 23:56 horas mas o "dia solar" tem 24:00 horas. Piorou? Calma. O dia que comumente conhecemos é o "dia solar", dividido em 24 horas exatas. Podemos medir este dia contando o tempo entre duas passagens do Sol sobre a nossa cabeça (de um meio-dia ao outro). É nele que se baseiam nossos relógios. Mas em astronomia exite o "tempo sideral" que conta o tempo que a Terra leva para dar uma volta exata sobre o seu eixo. Por que a diferença? Porque ao mesmo tempo que a Terra gira ao redor do seu eixo ela também gira ao redor do Sol. Assim quando medimos o tempo entre dois "meios-dias" (Sol na cabeça) a Terra também já deu uma fração de volta ao redor do Sol e para que o Sol chegue ao topo da sua trajetória diária é preciso girar mais um pouco (para compensar a fração de volta ao redor do Sol). Então o dia solar é um pouco maior que o dia sideral. Mais explicações aqui:
http://astro.if.ufrgs.br/tempo/tempo.htm

Resposta de: José Agustoni, Eng., Porto Alegre - RS

Resposta 2:

Caro Gabriel, nunca tinha pensado nisso. A primeira vez que li sua pergunta fiquei meio confuso e até comentei com uns colegas, até que um professor me esclareceu. Eis a resposta: o que acontece na verdade é que existem dois horários (!). Por meio de convenções criou-se uma distinção entre o tempo geológico (que é o tempo real) e o tempo civil (usado por nós). Para que o fato que você descreveu não ocorra, o "tamanho do segundo civil" é ligeiramente menor que o real, fazendo com que essas 24h "caibam" dentro das 23h 56min reais. Artifício parecido é usado para o ano bissexto, pois cada ano tem 365 dias e 6hs, acumulando um dia depois de 4 anos, que é recompensado com uma acréscimo de 1 dia ao mês de ferveireiro, de 4 em 4 anos.

Resposta de: Hilton Victor - Farias Brito, Fortaleza - CE

Resposta 3:

Porque o dia (rotação do planeta em torno do seu próprio eixo) tem 24 horas. O que tem 23h e 56 minutos é o deslocamento do planeta na órbita em torno do sol, ao dividir uma orbita por 365 dias. Isso causa a necessidade de dar uma freiada no relógio pelo período de 24 horas a cada 4 anos, para "recolocar" o planeta no mesmo ponto da órbita em que estava 4 anos atrás. Caso não existisse o dia 29 de Fevereiro a cada 4 anos, em 720 anos o verão ocorreria no inverno, no calendário, é claro.

Resposta de: Wagner Lipnharski - Orlando Florida

Achei essa 3 respostas.
respondido por: Danas
0

É uma questão de praticidade. Os relógios marcando 24 horas exatas é uma forma, fácil de controlar o tempo, então para regularizar os calendários, a cada 4 anos temos um dia a mais em fevereiro, é o ano bissexto.

A rotação e a translação

A rotação é o movimento da Terra sobre o próprio eixo, é esse movimento que nos dá a noção de dia e noite, ele não dura exatas 24 horas.

Já a translação é o movimento da Terra ao redor do sol, esse movimento nos dá a noção de ano, ele não tem exatamente 365 dias.

Venha estudar mais sobre a rotação e a translação

https://brainly.com.br/tarefa/34883963

Anexos:
Perguntas similares