Respostas
No ano de 1829, o químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner organizou a primeira Tabela Periódica da história. Ela apresentava os trinta elementos químicos conhecidos até então e foi batizada por ele de tríades de Dobereiner.
A tabela periódica de Dobereiner foi denominada de tríade porque os elementos foram organizados em grupos de 3. Cada grupo apresentava elementos que possuíam características químicas semelhantes.
Os cientistas começaram a observar que os elementos químicos precisavam ser organizados numa ordem que facilitasse o seu estudo. Atualmente, existem cerca de 115 elementos químicos e é preciso organizá-los de um modo que se permita obter mais facilmente informações sobre as suas propriedades e até mesmo prever o seu comportamento.
Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907) criou uma tabela periódica que organizava os elementos em ordem crescente de massa atômica. Mas, em 1913, o físico inglês Henry Moseley descobriu experimentalmente os números atômicos (quantidade de prótons) dos elementos e provou que as propriedades que distinguiam cada elemento químico dependiam de seu número atômico respectivo. Assim, a Tabela Periódica atual é organizada em ordem crescente de números atômicos.