No processo de Downs, uma célula de eletrólise transforma sal de cozinha (NaCI) puro e fundido em sódio e cloro elementares, e requer voltagens na faixa de 7 a 8 volts a correntes de até 40 000 ampères. A equação química geral do processo é: 2 Na+2 Cl' —* 2 Na(l)+ Cl2(g), com a formação de gás ocorrendo no ânodo. Este processo pode ser representado por
Respostas
Olá!!!
O nome do processo em questão se dá o nome de eletrólise ígnea do sal e tem como produto final o gás cloros e o sódio metálico ou fundido, destacando que essas substâncias não são encontradas dessa forma na natureza, então há a necessidade de realizar o processo de eletrólise para a formação dos mesmo visto que tal processo mencionado é de extrema utilização e importância comercial.
O que ocorre na equação 2Na+ + 2Cl- --> 2Na(l) + Cl2(g) é basicamente:
O polo negativo irá fornecer elétrons para um determinado eletrodo e este por sua vez irá se tornar o cátodo, ou seja, polo negativo da reação. Se ele é negativo ele tende a atrair cátions Na+ que estão presentes no líquido, eles irão receber os elétrons presentes no cátodo ocorrendo assim uma redução.
Como consequência, o outro lado torna-se o ânodo, isso porque ele estará carregado positivamente e assim atrair ânions, ou seja, cargas negativar que no caso será o Cl-, estes perderão seus elétrons sofrendo assim uma oxidação.
Se no cátodo ocorre a redução, que irá se reduzir é o sódio:
2Na+ + 2e --> 2Na(l)
Se no ânodo ocorre a oxidação, quem irá se oxidar é o cloro:
2Cl- + 2e --> Cl2
Se o sódio irá GANHAR ELÉTRONS, significa dizer que o fluxo de elétrons se dá do cloro para o sódio. (eliminando as alternativas A e B).
O sódio é o CÁTODO da reação. (eliminando a alternativa E).
A direção dos elétrons sempre irá partir do polo NEGATIVO. (eliminado a letra D).
ALTERNATIVA CORRETA LETRA C.
Espero ter ajudado!!!