• Matéria: ENEM
  • Autor: fernandakarolin5702
  • Perguntado 8 anos atrás

A poesia contra a violência O uso das redes sociais com toda a capacidade de um poeta permite que os usuários da rede reajam à poesia, curtam, compartilhem e façam com que ela se perpetue em inúmeras casas, lugares e pessoas. A forma como o poeta Sérgio Vaz combina poesia e fotografias toma seu perfil na rede social uma página especial. Ele consegue dar voz para quem está na periferia. Ao invés de usar simples legendas, cada post de Sérgio Vaz é publicado para inspirar. "E a felicidade/ ainda que tardia/ deve ser conquistada/ E que ninguém mais/ aceite as migalhas/ do cotidiano." CARNEIRO. D. A poesia contra a vioiênda do poeta Sérgio Vaz Disponívelsrrrw>v\v.bibliotecosdobrasilcom. Acesso em IS cbr. 2016 (adcptoào). A notícia apresenta um projeto que leva a poesia até muros das periferias e, de lá, para o mural de uma rede social. Dentro dessa relação, a autora destaca O a) a necessidade de dar visibilidade à poesia mesmo que perca qualidade literária. O b) a tendência de compartilhar mensagens motivacionais e sem criticidade nas redes sociais. O c) a possibilidade de espalhar poemas pela cidade e internet através de álbuns fotográficos. O d) a urgência de disseminar a produção poética periférica em meios literários prestigiados. O e) a importância de tornar a literatura acessível através de novos meios e linguagens.

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
4
Olá,

Sérgio Vaz produz e divulga suas poesias em uma nova modalidade de linguagem; utilizando-se da impressão de sua poesia com a posterior panfletagem da mesma em pontos específicos das periferias. Ao mesmo tempo, o poeta registra fotografias e divulga pelas redes sociais.

Isso nos mostra que ele luta por tornar a literatura acessível a todos os públicos, desde as pessoas nas periferias até aquelas nas redes sociais, que podem estar no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, a importância desse tipo de atitude fica evidente no enunciado.

Isso tornar correta a alternativa E.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares