• Matéria: Filosofia
  • Autor: tatianebonfim3
  • Perguntado 8 anos atrás

crie um texto sobre responsabilizaçao individual das ações e consumo consciente. De um titulo.

Anexos:

tatianebonfim3: me ajudem eu preciso urgentemente

Respostas

respondido por: brena8664
2

o capitalista 

O mundo capitalista onde se vive nos contorna de aspectos consumistas que dominam o homem, uma vez que este se vê na obrigação de adquirir cada vez mais, a fim de alcançar um status relevante, seja ele social, econômico ou cultural. Acontece que esse aspecto encontra barreiras frente aos problemas naturais que o mundo vem sofrendo. Isso gera uma questão social que vai muito além das expectativas individuais, ou seja, deve-se alertar cada vez mais para um problema que se agrava a cada dia que passa pelas praticas abusivas de consumo individual.

É a chamada educação consumerista, ou educação do consumidor. É necessário criar uma nova forma de pensar e agir a fim de tentar evitar mais problemas futuros (atuais) ligados ao meio-ambiente. Para isso, tem-se que individualizar as questões concernentes ao consumo exacerbado. Assim, será possível chegar ao nível esperado e desejado por todos.

A relação de consumo é iminente nos meios sociais e jurídicos, uma vez que para cada situação do dia a dia encontra-se uma forma de adquirir para solucionar os problemas pessoais, familiares, profissionais, entre outros tantos, já que desculpas para o consumo ocorrer não faltam.

O homem é movido pela máquina do poder aquisitivo, e, com isso, tem como norte o sucesso financeiro, que trará o sucesso profissional, familiar, amoroso. Mas acaba se esquecendo de que não se vive no mundo sozinho. O planeta tem vida própria e precisa de cuidados para sobreviver, porém, está sendo pisados pelo homem, com sua visão única de capitalismo-selvagem (era do antropocentrismo).

Onde chegar? Como chegar? Como alcançar a educação correta consumerista? Devemos mudar? O planeta clama por mudança, implora por mudança, uma vez que já não mais caminha com tranquilidade, sofre efeitos catastróficos que são capazes de secar as águas dos oceanos e inundar as áreas verdes da Terra.

A relação consumerista precisa ser reeducada. Precisa-se conscientizar da vida em coletivo, que se vive num mundo social, público, e que tem vida. Depende dos esforços de todos. Dedicação acima de tudo. Assim como os direitos fundamentais previstos na CF/88 dedicam direitos ao homem, não se pode esquecer que tais direitos são inerentes a todos os habitantes do planeta Terra.

Vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade, garantias que a partir do nascimento com vida - ou até mesmo antes - já são destinadas aos seres humanos. Assim, hão que ser observados os conceitos jurídicos a fim de conscientizar todos os tomados pelo descontrolado capitalismo consumerista a mudar seus conceitos de vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade.

Estes acreditam que o direito fundamental mais importante é o da propriedade uma vez que são banhados pelo sucesso do capital, do consumo, do plus. Não se deve esquecer de que os direitos fundamentais se equivalem, ou seja, não possuem pesos diferentes. O sistema capitalista conduz ao direito à propriedade, colocando a liberdade de todos em jogo. Não se pode virar letra fria da lei, já que se trata de cláusula pétrea da Carta Magna.

Tem que ser analisados os efeitos que as atitudes geram no planeta. Ate onde tais atitudes colaboram com o mundo? É capaz de enxergar que as atitudes que machucam o mundo acabam interferindo no amanha e ferindo garantias constitucionais de nossos próximos?

É aí que há a necessidade de atentar para as consequências que o mundo sofre por causa do consumo incontrolável frente aos recursos esgotáveis naturais que a Terra dispõe, sob pena de atingir a inconstitucionalidade das atitudes que ferem as cláusulas pétreas da CF/88, ou seja, ninguém terá as garantias individuais asseguradas pela falta de respeito dos atuais habitantes do planeta.

Há a necessidade de reeducação consumerista a fim de procurarmos solucionar os problemas decorrentes dos exageros dos consumidores? Isto é evidente.

Perguntas similares