Pense na seguinte situação:
Você trabalha em uma empresa Multinacional a qual está presente nas regiões Sul e Sudeste do País. Atualmente ocupa o cargo de Gestor de Pessoas, sendo o responsável pelas duas Regiões. A organização possui um contingente de 70% de profissionais brasileiros e os 30% restantes são oriundos de outros países como o Japão, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Alemanha neste grupo existem homens e mulheres. A organização verifica a necessidade de realizar uma política que contemple a diversidade de situações que se apresentam. Para isso, você terá que avaliar o que é essencial e fundamental que conste na mesma de modo que minimize as possíveis desigualdades que possam vir a surgir destas relações sociais no ambiente de trabalho.
Considerando a teoria estudada na cartilha sobre Ferramentas de gestão para a igualdade, de gênero e raça, analise as assertivas abaixo verificando aquelas ações que melhor se aplicam para a elaboração da política solicitada.
I – Ações afirmativas voltadas para mulheres, negros e portadores de necessidades especiais.
II – Estabelecimento de procedimento de recrutamento e Seleção inclusivos.
III – Ascensão funcional de acordo com a cultura instituída pela empresa e não pela democratização da diversidade.
IV – Relações de trabalho livres de preconceito.
V – Democratização do poder e da cultura institucional.
Marque a alternativa abaixo, que apresenta a resposta para a elaboração de uma política calcada em uma gestão estratégica de equidade.
A As assertivas I, II e III estão Corretas.
B As assertivas I e III estão Incorretas.
C As assertivas I, II e IV estão Corretas.
D As assertivas I e V estão Incorretas.
E Todas as assertivas estão Corretas.
Gostaria de saber se alguém tem a resposta para essa pergunta..
Respostas
Resposta: Letra B
Explicação: A alternativa A é falsa, uma vez que as demandas as tendências sociais mudam, assim como também a geração dos empregados também se modifica e isso faz com que a organização necessite de ajustes na forma de gerir as pessoas que dela fazem parte.
A alternativa B é falsa, pois o fato de existir estabilidade não significa que haja satisfação no trabalho ao qual se encontram inserida, como também a cúpula não sabe dos efeitos que suas decisões geram em seus empregados.
A alternativa C é falsa e aponta a necessidade da realização de uma pesquisa de clima, pois o retorno imediato não é garantia de satisfação.
A alternativa D é falsa, por que a realização do pagamento em dia, tanto para os funcionários quanto para os fornecedores é uma obrigação legal e isso não garante a manutenção de um bom clima organizacional.
A alternativa E é verdadeira, pois o que clima organizacional representa as percepções que os empregados tem das ações da empresa e essas geram satisfações e insatisfações neles. A estabilidade não garante que haja um bom clima organizacional.