• Matéria: Português
  • Autor: carmengerman5947
  • Perguntado 8 anos atrás

O trecho a seguir foi extraído do conto a terceira margem do rio de João Guimarães Rosa. no trecho o narrador descreve o momento em que o pai de posse de sua Canoa se despede da família


sem alegria nem cuidado nosso pai encalcou chapéu e decidiu um adeus para a gente. nem falou outras palavras não pegou matula e Trouxa não fez alguma recomendação. Nossa mãe a gente achou que ela esbravejar mas persistiu somente alva de pálida mascou o beiço e bramou: **cê vai ocê fique você nunca volte** nosso pai suspendeu a resposta. espiou Manso para mim me assinando de vir também por uns Passos. temi A Ira de nossa mãe mas obedeci de vez de jeito. rumo daquilo minha animava chega que um propósito perguntei

-Pai o senhor me leva junto nessa sua Canoa ele só retornou olhar em mim e me botou a benção com gesto me mandando para trás.


a variação linguística negritada(*****) nesse trecho do conto é responsável por


a)classificar os pe

Respostas

respondido por: thaianeguerra
38
Olá, Carmen!

A alternativa correta é a B: “destacar um importante aspecto da oralidade que é responsável pela construção do perfil da personagem humilde e ingênua.

Guimarães Rosa apresenta, no texto em negrito, o discurso direto da mãe. A fala dela se mostra como uma variedade linguística típica de uma pessoa com baixa escolaridade e de uma camada social mais desfavorecida.

Tudo isso é feito de modo a destacar a humildade (pobreza) e ingenuidade (pureza) da personagem do conto.
respondido por: evenlytsilva
10

Resposta:

Indicar o nivel de formalidade e de distanciamento da mãe em relação ao pai, já que o pronome varia do menos ao mais formal.

Explicação:

Resposta corrigida DESAFIO NOTA MÁXIMA

Perguntas similares