• Matéria: Geografia
  • Autor: NicoleAlbuq
  • Perguntado 8 anos atrás

Historicamente, a população do continente europeu foi formada com base em muitas culturas e etnias. Porém, a chegada à Europa de um grande contingente de pessoas de diferentes origens religiosas tem trazido à tona sentimentos de intolerância. Sobre esse assunto, leia os textos a seguir.

Alvo de ataque terrorista há 1 mês, Nice também veta uso do 'burquíni'
O balneário francês de Nice proibiu nesta sexta-feira (19) o "burquíni" em suas praias. Medidas semelhantes haviam sido tomadas recentemente em outras cidades francesas. Cannes também não permite o traje, com o qual mulheres cobrem todo o seu corpo para entrar no mar. O veto em Nice tem uma simbologia particular. Essa cidade foi alvo, em julho, de um ataque terrorista que deixou 86 mortos – a cifra foi atualizada na sexta-feira, com a morte de um ferido. Aquele atentado foi reivindicado pelo Estado Islâmico. A palavra "burquíni" mistura o biquíni com a burca, vestimenta islâmica que cobre corpo e rosto. Mas o burquíni deixa o rosto à mostra. [...]

Muçulmano cria polêmica ao publicar foto de freiras em praia da Itália
A decisão de um imã [pregador no culto islâmico ou líder religioso] italiano de publicar nas redes sociais a foto de um grupo de freiras vestidas com seus hábitos em uma praia gerou polêmica nesta sexta-feira. Após algumas cidades francesas terem proibido que as mulheres saiam às suas praias vestindo o burquíni, traje de banho islâmico, o líder religioso de Florença, Izzedin Ezir, divulgou a foto de oito freiras, vestidas com seus hábitos enquanto se divertem em uma praia. Em entrevista, ele afirmou mais tarde que sua intenção foi levantar um debate positivo sobre o tema que divide opiniões na Europa.[...] De acordo com o imã de Florença, com a foto ele quis recordar que "alguns valores ocidentais vêm do cristianismo e que, observando as raízes cristãs, também há pessoas que se cobrem quase totalmente", explicou ao canal de televisão "Sky TG24".[...]

Alemanha dá primeiro passo rumo à proibição parcial da burca [...] Cobrir o rosto e o corpo por inteiro, como fazem algumas muçulmanas, adquiriu a conotação de fundamentalismo religioso, mas essa visão também é contestada por aqueles que defendem as liberdades individuais. No caso da Alemanha, juristas também divergem se a Constituição alemã admite uma proibição desse tipo, já que o artigo 4° da Carta garante que "a liberdade da crença, da consciência, bem como a liberdade de credo religioso e visão de mundo são invioláveis". O texto constitucional garante o livre exercício da religião. [...]

Com base na leitura dos textos, marque AS ALTERNATIVAS referentes aos motivos da proibição do uso da burca e do burquíni na Europa.

( ) Além do preconceito cultural e de origem, ocorre o preconceito religioso, principalmente com relação aos imigrantes muçulmanos.

( ) Ataques terroristas promovidos por grupos radicais islâmicos têm despertado sentimentos de rancor e desconfiança em parte da população europeia, resultando em medidas restritivas à população de origem islâmica.

( ) Alguns países europeus, como a Alemanha, preveem em sua Constituição a restrição à liberdade religiosa, amparando os sentimentos crescentes de xenofobia.

( ) O impedimento do uso do burquíni é um caso de preconceito religioso limitado somente à religião muçulmana, pois as medidas restritivas não atingem as freiras cristãs, que podem frequentar as praias mesmo cobertas com seus trajes tradicionais.

( ) O líder religioso islâmico Izzedin Ezir divulgou as imagens das freiras vestidas com seus hábitos na praia para que elas também sejam proibidas de frequentar esses lugares.

OBS: MARCAR MAIS DE UMA

Respostas

respondido por: Anônimo
88
1,2,4, estão corretas
respondido por: santiagocelest1
12

Resposta:

1,2 e 4

Explicação:

Perguntas similares